Interesses / Objetivos: Síntese, funcionalização e caracterização físico-química; estudo das relações entre a estrutura química e as propriedades de materiais poliméricos/cerâmicos e compostos químicos com potencial aplicação tecnológica e biológica. Nessa linha, desenvolvem-se polímeros condutores e materiais eletroativos, compósitos contendo nanopartículas, polímeros e compósitos aplicados à área médico-odontológica, síntese de novos polímeros, materiais com capacidade autorregeneradora e biocerâmicas.
Pesquisadores envolvidos: Alexandre Tadeu Paulino, Carla Dalmolin, Daniela Becker, Luiz Antônio Ferreira Coelho, Márcia Margarete Meier e Sérgio Henrique Pezzin, associados à subárea de Físico-Química.
2. SÍNTESE E ANÁLISE QUÍMICA
Interesses / Objetivos: Desenvolvimento de metodologias analíticas e síntese de novas substâncias; modificação estrutural e funcional. Essa linha visa o reconhecimento, a caracterização, a interpretação e a análise destes processos, conforme detalhado abaixo:
Síntese, caracterização, reatividade e avaliação de propriedades luminescentes e biológicas de compostos orgânicos, associado à subárea de Química Orgânica.
Desenvolvimento de metodologias sintéticas para preparação de compostos orgânicos, associado à subárea de Química Orgânica.
Desenvolvimento de metodologias analíticas para determinação de traços de contaminantes orgânicos em alimentos e amostras ambientais, associado à subárea de Química Analítica.
Síntese e propriedades físico-químicas de compostos de coordenação bioinspirados com aplicação em catálise e biorremediação, associado à subárea de Química Inorgânica.
Pesquisadores envolvidos: Edmar Martendal Dias de Souza e José Augusto da Col, associados à subárea de Química Analítica; Fernando Roberto Xavier e Karine Priscila Naidek, associados à subárea de Química Inorgânica; Rogério Aparecido Gariani e Samuel Rodrigues Mendes, associados à subárea de Química Orgânica.
3. QUÍMICA E DOCÊNCIA
Interesses / Objetivos: Compreensão acerca dos processos de ensino e de aprendizagem na química em seus diversos aspectos e contextos, especialmente no ensino superior; estudo sobre a formação docente e o aprimoramento da prática pedagógica. Essa linha visa o aperfeiçoamento e a qualificação do ensino de química a partir de estudos teóricos e/ou aplicados que estejam relacionados a um dos seguintes focos:
Ensino/Aprendizagem de conceitos químicos – desenvolvimento, aplicação e avaliação de propostas inovadoras, em especial no ensino superior, que contemplem a análise/elaboração de recursos didáticos e/ou metodologias para melhorar o processo de ensino e de aprendizagem na química.
Formação docente para o ensino superior – estudo das políticas e práticas formativas em cursos de graduação em química, contemplando investigações relacionadas ao currículo, à prática pedagógica, à compreensão/validação de modelos de formação para a docência e à articulação entre o ensino superior e a pós-graduação.
Pesquisadores envolvidos: Brenno Ralf Maciel Oliveira e Keysy Solange Costa Nogueira, associados à subárea de Ensino de Química.
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200 Zona Industrial Norte, Joinville / SC CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.