Manual de Boas Práticas
E aí, galera! No ambiente digital, a forma como nos comunicamos e agimos faz toda a diferença. Por isso, o Conecta CINF de hoje é um guia super especial, um verdadeiro manual de boas práticas para o nosso dia a dia aqui no CEAD. Afinal, uma comunidade forte é construída com respeito, colaboração e, claro, o mais importante: um toque de curiosidade!
O jeito CEAD de ser: nossos Princípios em Ação
A nossa missão é grandiosa: produzir e socializar conhecimento com o uso da tecnologia, unindo ensino, pesquisa e extensão. Isso tudo com compromisso, responsabilidade social e, acima de tudo, respeito. Nossas ações se baseiam em princípios como a liberdade de expressão, a democracia, a moralidade e a ética. É essa base que nos guia para um convívio mais harmonioso e produtivo.
Quer saber um pouco mais sobre a missão, visão e princípio do CEAD? Clique aqui.
Etiqueta Digital: escrevendo para ser entendido(a)
Você sabia que a forma como você escreve pode influenciar diretamente a comunicação? O que você diz (ou deixa de falar), no ambiente institucional, não deveria abrir brechas para mal interpretações que causem desinformações e desentendimentos.
Assim, além do clássico “por favor”, “obrigada” e “por nada”, seguem algumas dicas práticas para usar no dia a dia, seja em e-mails, chats ou documentos:
Fuja do "GRITO"! Evite escrever em CAIXA ALTA. Na internet, isso passa a impressão de que você está gritando e pode parecer rude. Use-a apenas para dar destaque a uma palavra ou frase curta.
Atenciosamente vs. Respeitosamente: Essa é clássica! Use "Atenciosamente," em praticamente todas as suas comunicações profissionais. O termo "Respeitosamente," é usado apenas para se dirigir a autoridades de alta hierarquia, como ministros, presidente, etc. Para nosso dia a dia, "Atenciosamente" já resolve e é a opção mais comum.
Redação Oficial: Documentos oficiais pedem uma linguagem clara e formal, mas isso não significa que precisam ser difíceis de ler. Seja direto(a), objetivo(a) e use o vocabulário adequado. A clareza é a sua melhor amiga!
Comunicação: use os canais oficiais!
Para garantir que sua solicitação chegue até a gente de forma segura e eficiente, é fundamental usar os canais de comunicação oficiais do CEAD/UDESC.
Sistema de Chamados: É o nosso canal principal para todas as solicitações de auxílio técnico. Usá-lo garante que sua demanda seja registrada, acompanhada e resolvida de forma organizada.
Ps: inclusive temos um Conecta Cinf recheado de informações sobre os chamados, dá uma espiadinha!
Antes de qualquer outro meio de comunicação, deve-se considerar e adequar-se ao SISTEMA DE CHAMADOS, ele é sua primeira e mais confiável opção!
Microsoft Teams: Para dúvidas rápidas, colaboração em equipe ou bate-papos internos, o Teams é o canal ideal e mais recomendado pela equipe da CINF.
Atendimento presencial: Se o problema for mais complexo e necessitar de um contato olho no olho, o atendimento presencial é sempre uma opção.
E para que a gente possa te ajudar ainda mais rápido, qualquer solicitação ou pedido de auxílio deve seguir um formato padrão. Inclua sempre: seu nome, CPF e, se possível, o setor em que você necessita de auxílio. Essas informações são essenciais para darmos andamento ao seu pedido.
Zelando pelos nossos espaços compartilhados
A organização da Sala de Reunião, do Laboratório de Informática ou de qualquer espaço compartilhado é responsabilidade de todos. Manter o local em ordem não é só uma questão de limpeza, mas de respeito com o próximo colega que irá utilizar o ambiente.
Cabos organizados: antes de sair, organize os cabos dos equipamentos que você usou. Não deixe fios soltos, emaranhados ou jogados em locais que possam atrapalhar ou causar acidentes.
Equipamentos no lugar: certifique-se de que mouses, teclados, controles e outros periféricos estão no local correto. O próximo usuário agradecerá por encontrar tudo pronto para uso.
Limpeza básica: mantenha o espaço limpo e livre de lixo. Se você usou algum equipamento, certifique-se de que ele está nas mesmas condições que você o encontrou.
Uma pequena atitude faz uma grande diferença na experiência de toda a nossa comunidade.
Ajustes de Conduta e a "Cultura da Curiosidade"
Chegamos a um ponto crucial para a nossa rotina. A tecnologia evolui rápido, e a melhor forma de acompanhá-la é com a mente aberta.
Não tenha medo!
Em vez de se bloquear com o medo de errar, volte a ser curioso. Antes de pedir ajuda a alguém, tente buscar a solução por conta própria. O que você precisa saber sobre o assunto?
Pergunte ao Google: Ele é um ótimo ponto de partida. Muitas dúvidas simples podem ser resolvidas com uma pesquisa rápida.
“Como faço para acessar o ID Udesc?” Que tal experimentar pesquisar pela ferramenta e ver onde dá!
Converse com a IA: Ferramentas de Inteligência Artificial, como o Google Gemini ou Chat GPT, podem te ajudar a entender conceitos complexos, organizar ideias ou até mesmo te guiar em um passo a passo.
Inclusive você sabia que o Gemini tem um plano Pro Gratuito para estudantes por 1 ano? É ótimo aliado para o dia a dia e vai alavancar suas pesquisas! Experimente!
Aprenda a fazer: O conhecimento é uma ferramenta de autonomia. Quanto mais você aprende a resolver por si mesmo(a), menos depende que os outros façam por você. Isso torna seu trabalho mais ágil e te empodera, te tornando uma pessoa mais proativa e bem preparada para os mais diversos cenários.
Lembre-se: errar faz parte do processo, e a CINF está aqui para ajudar nos problemas que realmente precisam de um toque técnico. Mas, ao tentar resolver antes, você contribui para um ambiente mais colaborativo e inteligente.
Vamos juntos construir um ambiente cada vez mais produtivo e respeitoso!
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.




