A estrutura curricular ofertada será composta por disciplinas obrigatórias (oferecidas em todos os polos) e disciplinas optativas, que poderão ser diferentes em cada polo (IES), de acordo com a necessidade de cada região e especialidade dos professores envolvidos. As disciplinas, de modo geral, serão voltadas para a formação em Educação, numa perspectiva inclusiva e mais um rol de várias disciplinas específicas nas áreas das deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Assim, o aluno necessitará cursar 3 disciplinas obrigatórias e a quantidade de disciplinas optativas necessárias, a fim de computar os créditos no rol de disciplinas oferecidas. Para integralização dos créditos, os mestrandos terão duas opções: (a) elaborar e defender uma Dissertação cujo tema ou problema a ser resolvido esteja de acordo com os objetivos do programa; (b) elaborar um Trabalho Final (TF) em que o produto seja um material didático, que tenha suportes como vídeo, software, caderno pedagógico, entre outros. O TF deverá vir acompanhado de um relatório de pesquisa. Os créditos referentes à dissertação/trabalho final serão definidos de acordo com o regimento de cada instituição associada.
Créditos Exigidos
O PROFEI exige um número mínimo de 30 (trinta) créditos distribuídos em um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas e mais 6 (seis) créditos referentes à elaboração de Dissertação ou Trabalho Final.
Os 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas estão divididos segundo um elenco de disciplinas obrigatórias e eletivas da seguinte forma: Obrigatórias em um total de 12 créditos; Eletivas em um total de 12 créditos;
Cada crédito corresponde a 15 (quinze) horas-aula em disciplinas do curso, tanto teóricas, práticas ou teórico-práticas.
Matriz curricular do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.