Prezados/as mestrandos/as
Conforme decisão lavrada em Reunião do Colegiado do PROFEI, os processos acadêmicos serão encaminhados para a Coordenação do PROFEI (e não mais para a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação do CEAD).
Os documentos deverão ser encaminhados pelo orientador via sistema administrativo SGPE, com exceção da Proficiência, que será encaminhada pelo/a mestrando/a via e-mail.
Dessa forma, as orientações passaram por uma reformulação e estão disponibilizadas a seguir.
Nessa página você encontra formulários e procedimentos relacionados a:
QUALIFICAÇÃO
1. Abertura de processo no SGPE pelo Orientador/a
2. Preencher o Formulário de agendamento e designação de banca de qualificação, incluir a peça e assinar.
3. Encaminhar o processo assinado para UDESC/CEAD/PROFEI.
4. Preencher o Formulário de Cadastro de membros externos da Banca para Sucupira e encaminhar para o e-mail profei.cead@udesc.br
Tramitação do processo: Será designado um relator que incluirá o parecer no processo. O Processo segue para Reunião do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede/PROFEI. Após aprovação no Colegiado, o/a orientador/a receberá o processo para incluir a Ata de Defesa de Qualificação (ver modelo). Todas as assinaturas (incluindo dos membros externos) devem aparecer válidas no SGPE. O/a orientador/a deve remeter novamente o processo para UDESC/CEAD/PROFEI. Após tramitação, o PROFEI encaminha à SECEPG para os devidos registros no SIGA e arquivamento do processo.
Regulamentação: Instrução Normativa PROFEI nº 01, de 26 de junho de 2024
INCLUSÃO DE COORIENTADOR/A
1. Abertura de processo no SGPE pelo Orientador/a
2. Preencher o Formulário para inclusão de coorientação, incluir a peça assinada pelo/a estudante (com assinatura GOV) e pelo/a orientador/a (assinatura SGPE).
3. Encaminhar o processo para UDESC/CEAD/PROFEI.
4. Tramitação do processo: Reunião do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede/PROFEI com o devido parecer do/a relator/a. Após aprovação, o PROFEI encaminha à SECEPG para os devidos registros no SIGA e arquivamento do processo.
Regulamentação: Instrução Normativa 02/2022 - PROFEI.
SUBSTITUIÇÃO DE ORIENTADOR/A
1. Abertura de processo no SGPE pelo Orientador/a
2. Preencher o Formulário de Troca de Orientação, incluir a peça assinada pelo/a estudante (com assinatura GOV) e pelo antigo/a orientador/a e o/a novo/a orientador/a (assinaturas SGPE)
3. Encaminhar o processo para UDESC/CEAD/PROFEI
4. Tramitação do processo: Reunião do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede/PROFEI com o devido parecer do/a relator/a. Após aprovação, o PROFEI encaminha à SECEPG para os devidos registros no SIGA e arquivamento do processo.
TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
1. Abertura de processo no SGPE pelo Orientador/a
2. Preencher o Requerimento de Trancamento de Matrícula com a assinatura do mestrando/a pelo GOV.BR
3. Conforme o caso do requerimento de trancamento anexar comprovante (para licença saúde, anexar atestado médico ou para licença maternidade e paternidade, anexar a certidão de nascimento ou comprovante da sentença de adoção)
4. Encaminhar o processo para UDESC/CEAD/PROFEI
5. Tramitação do processo: Reunião do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede/PROFEI com o devido parecer do/a relator/a. Após aprovação, o PROFEI encaminha à SECEPG para os devidos registros no SIGA e arquivamento do processo.
Regulamentação: Regimento da Pós-Graduação, Art. 33 e 34.
PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
1. O mestrando/a deve encaminhar para o e-mail profei.cead@udesc.br
2. Anexar o documento comprobatório de Proeficiência em Língua Estrangeira
IMPORTANTE: Só serão aceitos os comprovantes com período retroativo de até 2 anos a contar da data da Matrícula, conforme Art.10° para as três hipóteses previstas no artigo 6°.
Regulamentação: Instrução Normativa PROFEI n° 04, de 28 de agosto de 2024.
VALIDAÇÃO DE DISCIPLINAS
1. Verificar qual dos casos o Mestrando/a se encontra:
CASO 1: DISCIPLINAS QUE CONSTAM NA MATRIZ CURRICULAR DO PROFEI/CEAD E QUE FORAM CURSADAS EM INSTITUIÇÕES DO PROFEI NACIONAL
A partir de 2024/2, as disciplinas da Matriz curricular atual do PROFEI/CEAD que foram cursadas em uma das Instituições associadas do PROFEI Nacional são registradas automaticamente no Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) pela Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, conforme Atestados encaminhados pela Coordenação do PROFEI à Secretaria de Pós-Graduação.
Neste caso, as disciplinas serão incluídas automaticamente, não sendo necessário o orientador autuar processo. A SECEPG fará a inserção diretamente no SIGA.
CASO 2: DEMAIS DISCIPLINAS EXTERNAS
1.1. Abertura de processo no SGPE pelo Orientador/a
1.2. Anexar os seguintes documentos no processo:
Formulário de solicitação de validação de disciplina (estudante assinar com GOV.BR);
Plano de ensino da disciplina (pode ser encontrado, geralmente, no moodle da disciplina);
Documento atestando a conclusão da disciplina devidamente validado pela instituição onde a disciplina foi cursada contendo: carga horária, créditos, nota, frequência.
Informes:
Se enquadram nessa solicitação disciplinas de outras instituições (associadas ou não associadas ao PROFEI) e disciplinas de outros cursos da UDESC, contanto que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo Regimento Geral da Pós-Graduação e do programa do PROFEI;
3. Encaminhar o processo para UDESC/CEAD/PROFEI
4. Tramitação do processo: Reunião do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede/PROFEI com o devido parecer do/a relator/a. Após aprovação, o PROFEI encaminha à SECEPG para os devidos registros no SIGA e arquivamento do processo.
Regulamentação: Instrução Normativa 01/2022 - Equivalência de disciplinas.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
1. Abertura de processo pelo Orientador/a:
2. O/a pós-grandundo/a deve preencher a ficha de Solicitação de avaliação das atividades complementares com os respectivos comprovantes das atividades declarados na ficha de avaliação e assinar o documento (assinatura digital)
3. Tramitação do processo: Reunião do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede/PROFEI com o devido parecer do/a relator/a. Após aprovação, o PROFEI encaminha à SECEPG para os devidos registros no SIGA e arquivamento do processo.
4. Relator/a do processo deve analisar a Solicitação de Crédito e preencher devidamente a Tabela 1 com a contagem correta dos créditos
5. Anexar os documentos do passo 2 e 3 no processo e encaminhar para UDESC/CEAD/PROFEI
Informes:
AGENDAMENTO DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO E BANCA
1. Abertura de processo pelo Orientador/a:
2. Preencher e Inserir as Peças no processo:
2.1 Encaminhar o processo para: UDESC/CEAD/PROFEI
3. Tramitação do processo: Reunião do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede/PROFEI com o devido parecer do/a relator/a. Após aprovação, o PROFEI encaminha à SECEPG para os devidos registros no SIGA e arquivamento do processo.
4. Preencher o Formulário de Cadastro de membros externos da Banca para Sucupira e encaminhar para o e-mail profei.cead@udesc.br para que os dados não fiquem públicos no SGPE.
Após aprovação no Colegiado, o/a orientador/a receberá o processo para incluir a Ata de Defesa de Dissertação (ver modelo). Todas as assinaturas (incluindo dos membros externos) devem aparecer válidas no SGPE. O/a orientador/a deve remeter o processo para UDESC/CEAD/PROFEI. Após tramitação, o PROFEI encaminha à SECEPG para os devidos registros no SIGA e arquivamento do processo.
Instrução normativa sobre a Defesa de Dissertação
PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
1. Abertura de processo no SGPE pelo Orientador/a
2. Preencher o Formulário de solicitação para prorrogação do prazo de defesa, incluir a peça e assinar.
3. Encaminhar o processo assinado para UDESC/CEAD/PROFEI.
4. Tramitação do processo: Reunião do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede/PROFEI com o devido parecer do/a relator/a. Após aprovação, o PROFEI encaminha à SECEPG para os devidos registros no SIGA e arquivamento do processo.
PUBLICAÇÃO DA DISSERTAÇÃO NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
Documentos a serem enviados:
O mestrando deve realizar o auto arquivamento da sua dissertação/documentos diretamente no sistema do Repositório Institucional da UDESC, disponível em https://repositorio.udesc.br/
Para se familiarizar com o processo, a BU disponibilizou os seguintes materiais de apoio:
Vídeo tutorial de submissão de TCC´s, incluindo teses e dissertações:
https://www.youtube.com/watch?v=hBUjgvys9Wk&list=PLefe8lvagvMhj_Do17hwP8zX3Q0XRcTOJ
Manual de submissão de TCC´s, incluindo teses e dissertações:
https://repositorio.udesc.br/assets/dspace/docs/manual_submissao.pdf
Informes:
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