Descrição:
O Laboratório de Educação Inclusiva, constitui-se como um espaço capaz de produzir interfaces com diversos grupos de estudo, pesquisa e extensão da UDESC, e com isso objetiva-se a divulgação das ações inclusivas, a ampliação de conhecimentos referentes a inclusão social das pessoas com deficiência, a proposição de ações pontuais no âmbito da acessibilidade às pessoas com deficiência, bem como apoiar a implEmentação de políticas de ação afirmativa, articulando os três eixos norteadores das ações pedagógicas: pesquisa, ensino e extensão. Ações estas, que são ofertadas aos acadêmicos, profissionais da educação e comunidade, contribuindo na construção de uma sociedade inclusiva.
O processo de inclusão das pessoas com deficiência vem suscitando vários questionamentos no que se refere ao atendimento desse grupo. Atualmente, não mais discutimos a legalidade ou a possibilidade da inclusão acontecer, afinal há mais de duas décadas a Declaração de Salamanca definiu que a Educação, nos seus mais diferentes níveis, deve acolher a todos, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras.
Desta forma, cabe a sociedade em geral e, consequentemente, as instituições de ensino, preparar-se para receber a todos, atendendo as suas necessidades e respeitando as diferenças que os constituem. Nesta perspectiva, o LEdI- Laboratório de Educação Inclusiva, configura-se como espaço de articulação e promoção de ações que visam a redução/eliminação do preconceito e que contribuam para a inclusão. Desse modo, o Laboratório de Educação Inclusiva – LEdI enquanto espaço institucional vem contribuindo e viabilizando ações que estimulem e fomentem uma atuação permanentemente comprometida com a comunidade acadêmica da UDESC, como também com a comunidade externa, orientando e conscientizando sobre as mais diversas formas de trabalho com a pessoa com deficiência, formando os profissionais e cidadãos a atuarem de maneira a se desprenderem dos estigmas e preconceitos que permeiam o horizonte da deficiência, considerando a deficiência, apenas como mais uma característica do ser humano.
Atividades Desenvolvidas:
Descrição:
Constitui-se como lócus de pesquisa, inovação e criação de soluções educacionais para o desenho e produção de materiais e recursos didáticos multimídia, a fim de instrumentalizar os gestores e os profissionais especialistas em conteúdo para o planejamento, implEmentação e execução dos diversos projetos da EaD no CEAD/UDESC.
Atividades desenvolvidas:
Descrição:
A criação do Laboratório de Educação, Linguagem e Arte (LELA) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vinculado ao Centro de Educação a Distância (CEAD) e aos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Música (PPGMUS) e em Gestão da Informação (PPGGI), fundamentou-se na realização de ações inclusivas, principalmente aquelas vinculadas ao acesso à arte. Também faz parte de sua origem, a perspectiva de promover a formação continuada de professores, por meio das tecnologias.
Por este motivo, o laboratório tem reunido professores, técnicos e estudantes com o perfil de atuação em diversas áreas, com um objetivo em comum nas suas ações: a inclusão. Estes profissionais, vinculados ao laboratório, desenvolveram diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão e foram os pioneiros do LELA, que colaboraram para criação do espaço e construíram a primeira rede de programas, projetos e ações que seguem se renovando até a atualidade. A identidade do LELA como espaço de integração das diversas atividades acadêmicas foi consolidada e o aspecto multimídia tem se destacado em todas elas.
Atividades desenvolvidas:
Descrição:
O LabEduSex tem como proposta principal ir ao encontro da necessidade de espaços educativos alternativos de discussão, reflexão e produção de material didático-pedagógico sobre as temáticas sexualidade/educação sexual e demais temas periféricos, possibilitando por meio do diálogo com os educadores e educadoras e comunidade em geral que se amplie o campo de pesquisa, ensino e extensão ligados a temática, com a vivência das várias linguagens midiáticas que esse Centro pode disponibilizar.
Atividades desenvolvidas:
Descrição:
O LabDH tem como proposta principal ir ao encontro da necessidade de espaços educativos alternativos de discussão, reflexão e produção de material didático-pedagógico sobre as temáticas voltadas para os Direitos Humanos e demais temas periféricos, possibilitando por meio do diálogo com os educadores, educadoras e comunidade em geral que se amplie o campo de pesquisa, ensino e extensão ligada a temática, com a vivência das várias linguagens midiáticas que essa Universidade pode disponibilizar.
Atividades desenvolvidas: