ECOMODA UDESC
Coordenadora: Professora Neide Köhler Schulte
O Programa de extensão Ecomoda UDESC, desde 2005 propondo atividades junto à comunidade, tem como objetivo promover a educação para a sustentabilidade por meio da ecomoda e da extensão universitária.
As ações têm ênfase nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; nos princípios para sustentabilidade: redução dos impactos ambientais da área de moda, produção e o consumo com responsabilidade socioambiental e cultural, e oportunidades para capacitação e geração de renda de grupos sociais vulneráveis; e no biocentrismo, que valoriza todos os seres vivos, independentemente do seu uso para os humanos.
Quando temas ligados à natureza eram usados apenas como inspiração para as coleções de moda, em 2003, Marly Winckler, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, convidou o curso de Bacharelado em Moda, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), para participar do 36° Congresso Mundial de Vegetarianismo, com um desfile ecológico, sob o tema “Moda sem crueldade” , realizado em Florianópolis, no período de 8 a 12 de novembro de 2004.
O evento teve projeção internacional, reunindo pessoas de diversos países, para discutir questões relativas ao vegetarianismo e veganismo: alimentação, consumo responsável, preservação ambiental, direito dos animais e filosofia. A participação no evento estimulou o estudo e aprofundamento da temática moda e sustentabilidade no curso de Moda Udesc, sendo criado em 2005 o Programa de Extensão Ecomoda Udesc e iniciada a pesquisa “Eco Fashion: consolidação de uma tendência ecológica para a moda” que levantou o estado da arte da moda, no contexto da sustentabilidade.
O sistema capitalista de moda estimula o consumo excessivo, propondo a renovação constante do vestuário prescrito pelas tendências. O estado de Santa Catarina possui empresas têxteis de grande porte, como é o caso de Blumenau, segundo maior polo do setor no país, onde há geração significativa de resíduos têxteis que podem ser usados como matéria prima, na produção de artesanato e de outros produtos de vestuário de moda.
A partir desse contexto, constatou-se que a extensão universitária seria o meio mais ágil para alcançar resultados relevantes na educação para a sustentabilidade por meio da moda, no ambiente interno e externo à Universidade. O Programa de Extensão Ecomoda Udesc, foi criado com o objetivo de contribuir na educação para a sustentabilidade, por meio da pesquisa e de atividades de extensão, com base na inter-relação entre o ambiente acadêmico e a comunidade, desenvolvendo noções de responsabilidade socioambiental na produção e consumo de produtos ligados ao universo da moda, e possibilidades de geração de renda.
Alguns projetos que fazem parte da história do Ecomoda:
CATÁLOGO ECOMODA
Confira o catálogo Ecomoda Udesc: 18 anos desenvolvido pela professora Neide Schulte e Marlene Torrinelli
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.




