Prog. de Auxílio Financeiro aos Estudantes - PROPE
“A permanência estudantil é um direito que consta no artigo 206 da Constituição Federal de 1988. Para que estudantes possam acessar a educação, é preciso que tenham condições de permanência.
Políticas de acesso, permanência e ações afirmativas andam juntas e são muito importantes para trazer um pouco de equidade àqueles que sempre foram excluídos dos bancos universitários”, aponta Josiela Cavalheiro, doutora em Política Social e Direitos Humanos.
O que são as políticas de permanência estudantil?
As políticas de permanência são programas institucionais desenvolvidos para melhorar a permanência dos estudantes na universidade e diminuir a taxa de evasão no Ensino Superior.
As ações são direcionadas a estudantes com cadastro prévio que correspondem a criterios sociais e econômicos estabelecidos pela Universidade. E além do aspecto ligado ao acesso à educação superior e conclusão dessa etapa de formação, as ações de permanência estudantil contribuem para a construção da identidade estudantil, no sentido de potencializar a criação de novos hábitos, oportunidades e relações sociais.
Segue link da SAE, onde estão as informações sobre todos os Editais dos últimos anos e os vigentes:
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.