Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/06/2022-14h32

Músico Jorge Grossmann faz palestra na Udesc sobre processo criativo e encontro de tradições na quarta

Evento acontecerá a partir das 17h no auditório do DMU da Udesc Ceart e é aberto ao público

 
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza, nesta quarta-feira, 22 de junho, a palestra: "A Música de Jorge Grossmann: um diálogo de tradições", ministrada por Jorge Grossmann, que é professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da Udesc Ceart. O evento acontece no auditório do Departamento de Música (DMU), a partir das 17h.

Jorge Grossmann é bolsista Fulbright e professor visitante na Udesc Ceart. Aqui, desenvolve o projeto de criação que consiste em um concerto para violão e orquestra de câmara, em colaboração com o professor do DMU e violonista, Luiz Mantovani. Em colaboração com o professor da casa, Acácio Piedade, Jorge leciona o Seminário de Composição, no PGMUS.

A palestra traz o processo criativo no "Concerto para Violão". Será apresentado ao público trechos do concerto, que ainda está em construção, interpretados por Mantovani, acompanhado ao piano por Carolyn Grossmann. "Além de apresentar e discutir partes do concerto para violão, traremos exemplos de outras obras, nas quais existe um encontro de tradições: o legado musical europeu com a tradição indígena pré-colombiana, a qual se manifesta através do uso de instrumentos e procedimentos composicionais específicos", conta o compositor.

O evento é aberto ao público em geral, aos estudantes de Música e artistas locais, interessados por criação artística contemporânea. Serão emitidos certificados de 1h30, aos participantes.

Sobre Jorge Grossmann         
Jorge Villavicencio Grossmann é um compositor brasileiro de origem peruana que possui grau de doutor em composição musical (DMA) pela Universidade de Boston, onde estudou com Lukas Foss e John Harbison. A sua música tem sido executada por orquestras e conjuntos de renome tais como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra da Rádio Noruega e Klangforum Wien. Ele é detentor de bolsas da Fulbright, Guggenheim, Funda ção Fromm da Universidade de Harvard e dos prêmio Charles Ives da Academia Americana de Artes e Letras, e Jacob Druckman Award do Festival de Aspen assim como a bolsa da Fundação Vitae de São Paulo. Atualmente é professor associado da escola de música do Ithaca College em Ithaca, Nova York. É também diretor da área de composição de VIPA, Valencia International Performance Academy and Festival, na Espanha.  

Serviço:
O quê: palestra "A Música de Jorge Grossmann: um diálogo de tradições";
Quando: quarta-feira, 22 de junho, às 17h;
Onde: auditório do Departamento de Música - DMU, da Udesc Ceart.
Quanto: gratuito e aberto ao público - serão emitidos certificados aos participantes.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350    


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h