Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/04/2019-15h23

Udesc proporciona palestra sobre passado, presente e futuro dos livros no Brasil

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferece nesta quinta, 2 de maio, a palestra “Por que livros? Ontem, hoje e amanhã”. O auditório do Centro de Artes (Ceart) receberá Aníbal Bragança, vencedor do Prêmio Jabuti; Maria Lizete dos Santos, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Gleisy Fachin, diretora executiva da Editora da UFSC; e Tina Merz, mestranda em Artes Visuais na Udesc.

A palestra abordará a história do livro no Brasil e o seu futuro, com reflexões de Aníbal Bragança, seguidas pela experiência de Maria Lizete dos Santos sobre a Biblioteca Nacional. Tina Merz trará o questionamento sobre o fazer livros hoje e sua importância gráfica à conversa. Já Gleisy Fachin, como uma das responsáveis do projeto de organização de todo o acervo da Biblioteca Cleber Teixeira, contará sobre seu trabalho.

“Por que livros? Ontem, hoje e amanhã” é um evento aberto e gratuito promovido pelo programa de extensão Entre Livros, Tipos e Desenho da Udesc Ceart. Serão fornecidos certificados com carga horária de duas horas para o público presente.

Sobre os palestrantes


Aníbal Bragança é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), professor associado e aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autor de “Livraria Ideal: do cordel à bibliofilia” e coorganizador do livro “Impresso no Brasil”, que venceu o Prêmio Jabuti na categoria comunicação em 2011.

Maria Lizete dos Santos é doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição em que atualmente é professora associada. É pesquisadora aposentada da Fundação Biblioteca Nacional onde atuou por 33 anos como coordenadora do Acervo Especializado, chefe do Setor de Divulgação Internacional e diretora interina do Departamento Nacional do Livro.

Gleisy Fachin é professora do Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento e atual Diretora Executiva da Editora da UFSC. Atua na área de Biblioteconomia, com ênfase em Comunicação Científica e Tratamento da Informação, com projetos de extensão com a comunidade na área de organização de unidades de informação.

Tina Merz é mestranda em Artes Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos na Udesc e bacharel em Design Gráfico pela mesma instituição. Como artista e designer, encontra no espaço editorial o seu lugar de trabalho.

Serviço:

O QUE: Palestra “Por que livros? Ontem, hoje e amanhã”.
QUANDO: 2 de maio, das 14h às 16h.
ONDE: Auditório da Udesc Ceart - Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h