Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/03/2019-16h54

Sistema da Biblioteca da Udesc gera ficha catalográfica para dissertações e teses

Estudantes de pós-graduação da universidade podem usar ferramenta - Foto: Gustavo Cabral Vaz/Secom

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está oferecendo aos seus estudantes de mestrado e doutorado o Sistema para Geração Automática de Ficha de Identificação da Obra para Teses e Dissertações, que faz a ficha catalográfica dos trabalhos de pós-graduação.

O serviço online já era utilizado pela Biblioteca Setorial da Udesc em Lages e foi adaptado para atender todas as bibliotecas da instituição.

A ferramenta traz agilidade e autonomia aos acadêmicos, que antes precisavam solicitar a elaboração da ficha catalográfica à Biblioteca Universitária da Udesc (BU).

"A ficha é obrigatória em teses e dissertações e deve ser inserida no verso da folha de rosto, conforme a norma ABNT NBR 14724", explica a coordenadora da BU, Luiza Kleinubing.

Sobre a ferramenta

O sistema adotado pela Udesc foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP).

Inicialmente cedida para uso do Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc (CAV), a ferramenta foi adaptada pelos técnicos Daniel Antunes e Marcio David, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), para atender aos usuários de todas as bibliotecas setoriais da universidade.

"O sistema online proporciona rapidez e independência aos alunos", diz Luiza, reforçando a importância da ficha para identificar e localizar trabalhos acadêmicos.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8011, das 13h às 19h, e pelo e-mail bc@udesc.br.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h