Eis o tema que escolhemos para 2026. Nossa inspiração foi uma das “palavras germinantes” lançadas por Nego Bispo, confluência. “Quando a gente confluencia”, diz ele, “a gente não deixa de ser a gente, a gente passa a ser a gente e outra gente – a gente rende. A confluência é uma força que rende, que aumenta, que amplia”. Ela é “a energia que está nos movendo para o compartilhamento”. Em nossos SPACs, muitos tem sido os caminhos, contextos e urgências que nos desafiam a cada encontro. Neste que nos espera queremos celebrar a potência dos encontros entre diferentes trajetórias, perspectivas de mundo e modos de produção de saber. Queremos conversar sobre as práticas que desafiam o estado atual das coisas e das relações. Queremos conhecer novas práticas.
A programação do seminário é composta por:
O evento é presencial mas contempla Grupos de Trabalho que acontecerão de forma on-line.
Mesas Temáticas
As Mesas Temáticas são geralmente proposições da comissão organizadora e tem como objetivo debater o tema do evento. Neste SPAC abrimos a possibilidade de Propostas para uma das Mesas Temáticas. A Proposta deve ter relação direta com o tema do evento e deve ser formada por 3 pessoas de instituições diferentes. Ela deve conter uma justificativa e o currículo resumido de cada um dos 3 integrantes da mesa. É de responsabilidade dos proponentes viabilizar a realização da Mesa. A comissão organizadora escolherá uma das propostas, reservando-se o direito de não optar por nenhuma delas. O prazo para o envio das Propostas de Mesa é dia 16 de dezembro de 2025. A mesa deve ocorrer na modalidade presencial.
Propostas de GT,
Na inscrição de sua Comunicação de Pesquisa, a pessoa deve escolher um dos seguintes Gts: (1) Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras, (2) Dramaturgias das artes das cenas, (3) Pedagogias das artes das cenas; (4) Atuação e performance; (5) Produção, Gestão, Políticas Culturais e Economias; (6) Corpo e corporalidades; (7) Artes da cena em espaços não convencionais; (8) Teoria, história e crítica nas Artes da cena; (9) “Prefiro que escolham por mim” (nesse caso a pessoa opta por deixar a escolha a critério da comissão organizadora); (10 ...) outras propostas de GTs.
Comunicação de pesquisa em andamento
As comunicações devem se referir ao desenvolvimento dos TCCs, dissertações ou teses, das pessoas que se inscreverem, trazendo questões pertinentes aos processos de pesquisa em andamento. Na inscrição, a pessoa escolhe se sua participação será presencial ou remota e se a forma de apresentação será oral ou performativa. Para a inscrição é preciso preencher um formulário e enviar o resumo da comunicação no período entre 19 de dezembro de 2025 e 30 de março de 2026. Após o encontro, quem tiver interesse poderá enviar o texto de sua comunicação para publicação nos anais do XV SPAC.
O evento é feito por e para estudantes, nesse sentido as propostas de Mesas, Grupos de Trabalhos e Comunicações devem ser feitas apenas por estudantes.
Para outras modalidades de participação como Monitoria e Ouvinte, mais próximo da data do evento, será disponibilizado formulário próprio com orientações.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.




