Tão nocivas quanto os boatos são as mensagens contendo propagandas não solicitadas. O SPAM (mensagem não solicitada) é a mensagem que você recebe sem ter solicitado ou explicitado seu interesse pela mesma. Geralmente ela é enviada para um grande número de pessoas. Quando essa mensagem não solicitada tem o conteúdo comercial é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).
Grande parte do custo alto da Internet é devido ao SPAM. Pouca gente sabe, mas SPAMS e HOAXS representam mais de 70% do tráfego da Internet. Então podemos concluir que se não existissem essas famigeradas mensagens, o preço de nossa Internet seria 70% menor - ou ainda, teríamos conexões 70% mais rápidas pelo mesmo valor.
No site http://www.antispam.br/ você pode aprender tudo sobre o SPAM, desde sua origem até como reclamar para os órgãos competentes.
Mas tenha sempre em mente: NÃO FAÇA SPAM. Primeiro informe-se sobre o que é e como se caracteriza antes de resolver fazer uma mensagem e sair enviando para todos os endereços que você conseguir.