Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/07/2019-15h08

Jornada catarinense de Fisioterapia premia trabalhos de pesquisadores da Udesc

Udesc Cefid contou com quatro trabalhos premiados e representantes no evento científico - Fotos: Divulgação
Professores e estudantes do Centro de Ciências da Saúde do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tiveram participação expressiva na 16ª Jornada Catarinense de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Jocafir), realizada nos últimos dias 28 e 29, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Palhoça.

O centro de ensino teve trabalhos premiados nas categorias apresentação oral (na qual conquistou os três primeiros lugares) e pôster, além de representantes na organização e na programação do evento.

Os quatro estudos premiados foram desenvolvidos por pesquisadores ligados ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT), ao Laboratório de Pesquisa Experimental (Lapex), ao Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Reabilitação Pulmonar (Nureab) e ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia Pré e Pós-Operatória de Cirurgias de Grande Porte (Prepara). Veja a lista de estudos premiados e autores abaixo.

Programação e organização

Diversos docentes da Udesc Cefid foram palestrantes e moderadores na programação da jornada, que teve três cursos pré-congresso, duas mesas-redondas e 11 palestras, além das sessões de pôsteres e de apresentações orais.

Na organização, atuaram os professores Darlan Laurício Matte (presidente do evento e coordenador da Comissão Científica), Renata Maba Gonçalves Wamosy (comissões Científica e Financeira) e Leilane Marcos (Comissão de Divulgação e Apoio).

As  professoras Camila Isabel Santos Schivinsky e Michelle Gonçalves de Souza Tavares integraram a Comissão de Seleção de Trabalhos Científicos; e Janaina Scalco e Marlus Karsten foram avaliadores dos trabalhos científicos no local. 

A abertura da jornada teve participação do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 10), Sandroval Francisco Torres, também professor da Udesc Cefid.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir) Unidade Regional Santa Catarina, com apoio da Liga Acadêmica de Fisioterapia Cardiorrespiratória Movimentar, Crefito 10 e diversas entidades.


Trabalhos premiados na categoria Apresentação Oral

  • 1º lugar: “Mobilização passiva precoce na sepse: um estudo experimental em camundongos”. Autores: Jéssica Jorge Probst, Monique Bion, Marilia Gabriela Luciani, Thiago Rinaldi Muller, Verônica Vargas Horewicz, Franciane Bobinski, Alcir Luiz Dafre e Deborah de Camargo Hizume Kunzler
  • 2º lugar: “O impacto da fragilidade na vida de indivíduos com doenças cardiorrespiratórias crônicas: uma revisão sistemática”. Autores: Daiana Aparecida Rech, Edgar Manoel Martins, Ariany Marques Vieira, Maryne Silva, Darlan Laurício Matte e Marlus Karsten.
  • 3º lugar: “Associação entre autoeficácia e outros desfechos clínicos em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)”. Autores: Mariana de Almeida do Nascimento, Tatiane Boff Centenaro, Simone Graciosa Gavenda, Anamaria Fleig Mayer, Thiago Sousa Matias e Manuela Karloh.

Trabalho premiado na categoria Pôster

  • 2º lugar: “A postura corporal influencia os volumes e capacidades pulmonares de obesos mórbidos?”. Autores: Joaquim Henrique Lorenzetti Branco e Darlan Laurício Matte.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Udesc Cefid teve quatro trabalhos premiados e representantes na organização e na programação do evento
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h