Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/11/2020-17h54

Udesc Cefid participa de seminário internacional sobre exercício na terceira idade

Trabalho da Udesc Cefid ficou classificado entre os três melhores do evento internacional - Foto: Divulgação
Pesquisadoras do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do 15º Seminário Internacional sobre Atividades Físicas para a Terceira Idade (Siafti) entre 18 a 20 de novembro. 

A professora Giovana Zarpellon Mazo, coordenadora do Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), ministrou uma palestra sobre barreiras e facilitadores para a participação de idosos em programas de atividade física, durante mesa-redonda realizada na última quinta-feira, 19.

Entre os trabalhos, pesquisadores vinculados ao centro de ensino fizeram três apresentações na categoria oral e duas em formato pôster.

Duas apresentações orais foram feitas por integrantes do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf). Os estudos tiveram participação da professora Alcyane Marinho, coordenadora do Laplaf, da mestranda Lais Tavares, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), da graduanda Isabelle Vieira, da Udesc Cefid, e de egressas do curso de Educação Física da Udesc Cefid.

Trabalho premiado

Um dos estudos, intitulado "Por que idosos fazem atividade física em parques públicos urbanos? Motivos de ingresso e permanência", foi premiado entre os três melhores do evento.

O trabalho teve, como objetivo, identificar os motivos que levam o ingresso e a permanência de idosos em um parque público urbano de Florianópolis para a prática de atividade física.

Segundo as autoras, os resultados demonstraram que os parques públicos urbanos devam ser mantidos e conservados em boa qualidade, uma vez que são forte motivo para que idosos pratiquem atividade física.

Atividades de aventura

Outro trabalho vinculado ao Laplaf apresentado no evento tem o título "Restrições percebidas por idosos na prática de atividades de aventura na natureza".

O estudo, que identificou as percepções de restrições de idosos em atividades de aventura na natureza, sugere o cuidado com a singularidade dos praticantes, que possuem diversas histórias de vida, experiências, preferências e percepções sobre suas atividades de aventura na natureza.

Laboratório de Gerontologia

Os outros três trabalhos (um oral e dois em pôsteres) tiveram participação de graduandos bolsistas do Geti e de pós-graduandos em Ciência do Movimento Humano que fazem parte do Laboratório de Gerontologia (Lager).

Na categoria oral, foi apresentado o trabalho "Incontinência Urinária e Atividade Física em Centenário", pela mestranda Bruna da Silva Vieira Capanema. Além dela, são autores do estudo Pedro Silvelo Franco, Suelen Barcia e a professora Giovana Mazo.

Na categoria pôster, foi apresentado o estudo "Prática cotidiana de atividade física da população idosa durante a pandemia da Covid-19", de autoria dos bolsistas de extensão do Geti Ingrid Lovizon Ribeiro, Yasmine Lisboa Bernardo, Lucas Will Nuñez e Carla Stähelin Cordeiro, orientados pela professora Giovana.

O outro trabalho apresentado no formato pôster, com o título "Pandemia da Covid-19: preocupações e objetivos de idosos praticantes de exercício físico", é de autoria do mestrando Felipe Fank, das doutorandas Damiana Lima Costa e Franciele da Silva Pereira e da professora Giovana Zarpellon Mazo.

Sobre o evento

Com o tema "Atividade Física e envelhecimento bem-sucedido: Aspectos físicos, cognitivos e participação social”, o Siafti buscou promover o intercâmbio entre professores e pesquisadores de universidades brasileiras e internacionais que atuam na área, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão universitária.

Único evento sediado no Brasil com o objetivo discutir a temática do envelhecimento associada à atividade física, o Siafti tem se consolidado ao longo dos anos. Nesta edição, o evento seria sediado na Universidade Federal do Paraná, mas foi realizado de forma totalmente online, pela primeira vez, em virtude da pandemia de Covid-19.

O seminário deste ano apresentou pesquisas recentes e experiências de sucesso na temática do exercício físico e envelhecimento.

Atividades físicas

Segundo a professora Alcyane, o evento "legitima à importância da continuidade de mais investigações sobre essa população e o cuidado com o idoso, as quais a Educação Física, por meio da atividade física, têm muito a contribuir".

A docente destaca que "as discussões empreendidas nos trabalhos apresentados são ainda mais relevantes em tempos de pandemia: "O 'pós-pandemia' também precisa ser discutido, levando em consideração todas as questões que interferem diretamente no acesso ao lazer dos idosos, população amplamente afetada pela Covid-19", afirma.

Saiba mais sobre o evento no site oficial.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  

* Essa matéria foi atualizada às 16h de 24 de novembro de 2020.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Trabalho da Udesc Cefid foi premiado entre os três melhores do evento
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h