Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/09/2019-15h38

Udesc participa de congresso de fisioterapia em distúrbios respiratórios do sono

Evento em Belo Horizonte premiou estudo de  pesquisadores da Udesc Cefid - Foto: Divulgação
Professores e estudantes do Centro de Ciências da Saúde do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do Congresso de Fisioterapia Respiratória nos Distúrbios Respiratórios do Sono, realizado de 5 a 7 de setembro no Auditório da Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte. Além da atuação dos pesquisadores, o centro de ensino teve um estudo premiado no evento, na categoria "Apresentação Oral".

Realizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), o evento contou com cerca de 20 atividades, incluindo palestras, conferências, mesas-redondas e cerimônias de abertura e encerramento, com premiação dos melhores trabalhos científicos. A programação também incluiu um curso pré-congresso introdutório sobre o tema do evento.

Campo emergente

Na parte da organização, o professor Marlus Karsten atuou como coordenador científico. Segundo o docente, o evento inaugural foi um marco para a especialidade, por reunir profissionais de destaque na área, de todas as regiões do Brasil, que puderam se atualizar e trocar informações sobre os temas abordados.

"A especialidade Fisioterapia Respiratória nos Distúrbios Respiratórios do Sono é um campo de atuação emergente, visto que a prevalência desses problemas tem aumentado ao redor do mundo e os distúrbios tem sido pouco diagnosticados e tratados", afirma Marlus.

O professor destaca que o fisioterapeuta respiratório tem uma participação importante nesse processo, seja na identificação, na documentação, no tratamento, na monitoração e, principalmente, na mudança de hábitos dos pacientes, a partir da introdução da terapia pressórica quando ocorre a apneia obstrutiva do sono.

Trabalho premiado

Nas apresentações, o estudo "Qualidade do sono de pacientes obesos em preabilitação" foi classificado como terceiro melhor na categoria "Apresentação Oral".

O trabalho foi desenvolvido pelos pesquisadores Regiana Santos Artismo, Joaquim Henrique Lorenzetti Branco, Bruna da Silveira, Vicente Paulo Ponte Souza Filho, Kethlyn Tamara Monteiro Pause e Darlan Laurício Matte.

Os autores são ligados ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) e vinculados ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia Pré e Pós-Operatória de Cirurgias de Grande Porte (Prepara), coordenado pelo professor Darlan Matte.

Segundo Darlan, a pesquisa teve por objetivo investigar a qualidade do sono de obesos mórbidos ingressantes em um programa de preabilitação cirúrgica para cirurgia bariátrica.

O estudo apontou que 70,4% (ou seja, mais de dois terços da amostra de obesos mórbidos, com índice de massa corporal maior do 40 Kg/m2) ingressantes em um programa de preabilitação cirúrgica para cirurgia bariátrica referiram apresentar qualidade do sono inadequada. "O resultado é preocupante e mostra que esse aspecto não pode ser negligenciado na preabilitação desses pacientes", afirma o professor.

Segunda edição

O 2º Sonofir será realizado em Florianópolis e integrará a programação do 20º Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Sifr), que acontecerá no Centrosul de Florianópolis, de 30 de setembro a 3 de outubro de 2020. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento em Belo Horizonte premiou estudo de pesquisadores da Udesc Cefid
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h