Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/09/2019-16h51

Udesc realiza encontro para conscientização da fibrose cística nesta quinta

 
Evento gratuito da universidade ocorrerá no Cefid, que funciona no Bairro Coqueiros - Foto: Karla Quint
Nesta quinta-feira, 5, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza o 3º Encontro Multidisciplinar para Conscientização da Fibrose Cística, com uma série de apresentações entre 8h e 12h, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. As atividades são gratuitas e abertas ao público, com inscrições no local.

Com o objetivo de explicar diferentes aspectos da doença para pais, alunos e profissionais, o evento inclui palestras sobre temas como ventilação não invasiva, internação, gastronomia e cuidados na escola, além de depoimentos familiares e oficina de brinquedos terapêuticos.

A iniciativa é do Núcleo de Fisioterapia em Pneumologia Pediátrica (Nufipp), que é vinculado ao Laboratório de Fisioterapia Respiratória (Lafir), e do programa de extensão Brincando de Respirar, coordenados pela professora Camila dos Santos Schivinski.

Assistência fisioterapêutica

Primeiro programa gratuito do gênero na Grande Florianópolis, o Brincando de Respirar oferece assistência fisioterapêutica a crianças e adolescentes com disfunções respiratórias, além de palestras e oficinas educativas voltadas aos pais, responsáveis e cuidadores desses pacientes.

Os atendimentos são realizados na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid, com participação de fisioterapeutas e graduandos em Fisioterapia da unidade.

Em maio, pesquisadoras do Nufipp tiveram dois trabalhos premiados no 7º Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Fibrose Cística. No evento, foi lançada a Recomendação Brasileira de Fisioterapia na Fibrose Cística: um guia das boas práticas clínicas, elaborada por fisioterapeutas de diversas partes do País, dentre elas a professora Camila Schivinski.

Sobre a doença

A fibrose cística é uma doença genética, cuja principal característica é o acúmulo de secreções espessas nas vias condutoras de órgãos e sistemas, especialmente os pulmões. Estima-se que afete cerca de três mil pessoas no Brasil e em torno de 70 mil pessoas no mundo.

Não existe cura, mas avanços recentes na área permitem que os pacientes vivam por mais tempo e com muito mais qualidade, sendo essenciais, para tanto, o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento multidisciplinar.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8602.

Programação

  • 8h - Entendendo algumas intervenções: VNI Precoce (Ana Carolina); Internação (Luis Cutulo); Gastronomia (José Eduardo F. Pereira)
  • 9h30 - Fibrose Cística e a escola
  • 10h - Coffee Break
  • 10h20 - Conversando sobre a fibrose cística - Simone Scheibe e pais
  • 11h - Oficina de brinquedos terapêuticos

Serviço

O QUÊ:  3º Encontro Multidisciplinar para Conscientização da Fibrose Cística.
QUANDO: 5 de setembro, das 8h às 12h.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, com inscrições no local.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento gratuito da universidade ocorrerá no Cefid, que funciona no Bairro Coqueiros
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h