Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

09/07/2019-15h27

Mestranda da Udesc Oeste cria projeto de acolhimento para mães de recém-nascidos

Andréia (ao centro) é enfermeira obstetra no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó - Fotos: Divulgação
A mestranda Andréia Cristina Dall'Agnol, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolve projeto no Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, com o objetivo de proporcionar melhor acolhimento às mães de recém-nascidos (puérperas) internados. 

Enfermeira obstetra na instituição hospitalar, Andréia realiza o trabalho como atividade da disciplina de Promoção à Saúde, que faz parte do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO).

A iniciativa tem, como tema, "Acolhimento para mães de recém-nascidos internados em unidades hospitalares de nosocômio geral: um movimento para promoção quaternária".

Entre as medidas apontadas no projeto, estão adequações físicas nas instalações, tanto para descanso como para suporte, e apoio psicossocial e de enfermagem, em grupo ou individual. O objetivo é minimizar as angústias e a sensação de impotência como genitora por parte das puérperas.

Acolhimento multiprofissional 

Segundo a mestranda, a efetivação do projeto requer o envolvimento de toda a equipe que interage com as mães. "O projeto tem uma visão holística e humanizada, uma vez que, para concretizarmos as ações, é preciso haver articulação entre a equipe multiprofissional, proporcionando um atendimento acolhedor e vinculando a puérpera ao serviço e aos cuidados com o seu filho".

No mestrado, Andréia desenvolve a pesquia "Protocolo assistencial de enfermagem para a prática de aleitamento materno no Hospital Regional do Oeste", sob orientação da professora Denise Antunes de Azambuja Zocche. 

Na Udesc Oeste, Andréia também atua, desde 2017, como docente do curso de graduação em Enfermagem, lecionando as disciplinas de Saúde da Mulher e de Estágio Curricular Supervisionado I - Área Hospitalar.

Sobre o mestrado

Localizado no campus da Udesc Oeste em Chapecó, o Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde iniciou atividades em agosto de 2017.

O curso visa qualificar enfermeiros para o exercício da prática profissional avançada e transformadora, atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho, promover a articulação entre a formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgenf.ceo@udesc.br e no site do programa.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Com informações da Assessoria de Comunicação do HRO
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Andréia (ao centro) é enfermeira obstetra no Hospital  Regional do Oeste, em Chapecó
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC