Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/07/2019-15h51

Mestranda da Udesc Oeste ministra curso em Xanxerê para enfermeiros preceptores

 
Mestranda Juliana (à esq) ministrou curso - Foto: Div.
A mestranda Juliana Andréia Duarte Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ministrou um curso para enfermeiros preceptores que atuam nas equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do governo federal, nas unidades básicas de saúde de Xanxerê. 

Com o tema "Preceptoria em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde", o curso teve cinco encontros, entre abril e junho, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. 

Resultado da parceria entre o Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Udesc, e a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-SC), a iniciativa buscou fortalecer o vínculo entre as instituições e contribuir para a formação dos futuros enfermeiros.

O curso é fruto da pesquisa de Juliana no Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Udesc Oeste, que tem orientação de Carine Vendruscolo e co-orientação de Edlamar Kátia Adamy.

Juliana explica que as aulas "tiveram foco no desenvolvimento de um perfil ancorado na integralidade do cuidado à saúde" e que utilizou a pesquisa apreciativa como método de ensino no curso. "Essa metodologia facilita a discussão e planejamento dos envolvidos, mediante um ângulo positivista, com metas para melhorar a atividade apreciada", afirma. 

Sobre o mestrado

Localizado no campus da Udesc Oeste em Chapecó, o Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde iniciou atividades em agosto de 2017.

O curso visa qualificar enfermeiros para o exercício da prática profissional avançada e transformadora, atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho, promover a articulação entre a formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgenf.ceo@udesc.br e no site do programa.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Mestranda Juliana (à esq) ministrou curso
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h