Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

08/10/2019-18h17

Planetário Digital Móvel da Udesc Oeste completa cinco anos de atividades

Equipamento digital permite projeção de conteúdos de diversas áreas do conhecimento - Foto: Divulgação
O Planetário Digital Móvel, criado pelo Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), completou cinco anos de atividades em setembro. A iniciativa integra o programa de extensão Ciência Viva Udesc Oeste, coordenado pelo professor Daniel Iunes Raimann.

Nesse período, o planetário já realizou cerca de 650 sessões, contemplando um público aproximado de 20 mil pessoas com projeções de temas relacionados à astronomia, climatologia e origem da vida, entre outros. Cada sessão dura em torno de 30 minutos e tem participação de até 30 pessoas.

Um dos objetivos da ação é promover a divulgação científica e tecnológica junto à população. Desde que iniciou atividades, o Planetário Digital Móvel visitou cerca de 30 escolas, de doze cidades do Oeste Catarinense.

Além de instituições de ensino, também costumam ser realizadas sessões em eventos, com destaque para o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepe), da Udesc Oeste, e o Encontro de Extensão da universidade, além de ações pontuais como as semanas de visitação ao planetário no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, de Chapecó.

Estrutura

O Planetário Digital Móvel é uma cúpula inflável de sete metros de diâmetro, que projeta o céu estrelado de qualquer parte da Terra e em qualquer época do ano, sem rastros de poluição e iluminação. Durante as sessões, os participantes podem visualizar os planetas, o sol e a lua.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), junto ao edital de Mostras Científicas Itinerantes. As atividades contam com o apoio da Associação Apontador de Estrelas  e de bolsistas e voluntários vinculados ao Programa de Apoio a Extensão da Udesc.

O coordenador da ação destaca que único planetário fixo de Santa Catarina encontra-se em Florianópolis, a centenas de quilômetros da região oeste do oeste. “Não fosse o Planetário Digital Móvel Udesc Oeste, mais de noventa por cento das pessoas atendidas continuariam sem ter como vivenciar essa experiência”, afirma Raimann.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipamento digital permite projeção de conteúdos de diversas áreas do conhecimento
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC