Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/10/2016-12h35

Planetário Digital Móvel da Udesc Oeste fará 40 sessões em Chapecó a partir de sexta

Atividades ocorrerão em feira infantil - Arte: Divulg.
O Planetário Digital Móvel do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará 40 sessões sobre Astronomia e poluição luminosa entre sexta-feira, 7, e domingo, 9, na Cultural Kid Expo, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó.

As atividades serão de manhã, tarde e à noite, em parceria com a Associação Apontador de Estrelas e dentro da Semana Mundial do Espaço, uma celebração internacional de contribuição da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria da condição humana.

A Cultura Kid Expo é uma feira que reunirá as principais empresas que oferecem produtos e serviços especializados para o público infantil, com áreas voltadas para educação, livros, brinquedos, tecnologia, esportes, férias, viagens, música e saúde.

Na feira do ano passado, o planetário da Udesc Oeste realizou cerca de 50 sessões para 1.530 pessoas, principalmente crianças. As sessões, que duram 30 minutos em média cada, com capacidade para 30 pessoas, integram o projeto de extensão Espaço Astronomia Udesc Oeste, coordenado pelo professor Daniel Iunes Raimann.

Estrutura

O Planetário Digital Móvel é uma cúpula inflável de sete metros de diâmetro, que projeta o céu estrelado de qualquer parte da Terra e em qualquer época do ano, sem rastros de poluição e iluminação. Durante as sessões, os alunos podem visualizar também os planetas, o Sol e a Lua.

Por ser um equipamento digital, permite também a projeção de filmes e animações de diversas áreas do conhecimento. "Temas que despertam a curiosidade podem ser apresentados, como Astronomia, tecnologia espacial, Ecologia, origem da vida e Climatologia", informa Raimann.

De acordo com o docente da Udesc Oeste, as atividades visam despertar o interesse pelo estudo das Ciências em geral, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e promover espaços de discussão entre professores do ensino fundamental, médio e superior, "na busca de alternativas para a melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem".

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h