Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

14/12/2018-17h58

Udesc recebe nota máxima do MEC para recredenciamento do ensino a distância

Comissão externa, com três professores (ao centro), avaliou Udesc com conceito "Excelente" - Foto: Secom
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu o conceito excelente (nota 5, em escala de 1 a 5) do Ministério da Educação (MEC) no relatório final de recredenciamento da oferta de ensino a distância.

Formada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), a comissão avaliou a Udesc conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Confira o relatório na íntegra.

A programação incluiu três dias de atividades, entre 21 e 23 de novembro, com visitas à Reitoria e aos centros, reuniões com a comunidade universitária e gestores, além de encontros com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e as comissões setoriais de avaliação (CSAs) das unidades com cursos EAD.

Composta pelos professores Saulo Germano Sales Dallago (UFG), Davi Viana dos Santos (UFAM) e Maicon Bernardino da Silveira (Unipampa), a comissão usou cinco eixos norteadores: Planejamento e Avaliação Institucional (Eixo 1); Desenvolvimento Institucional (Eixo 2); Políticas Acadêmicas (Eixo 3); Políticas de Gestão (Eixo 4); e Infraestrutura (Eixo 5).

No ensino a distância, a avaliação conta ainda com indicadores específicos, como: implantação de sistemas de avaliação, conforme especificidades do EAD; integração do EAD ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); formação de convênios e parcerias; e investimentos em infraestrutura com tecnologia específica.

Para a coordenadora de Avaliação Institucional da Udesc, Gesilani Júlia da Silva Honório, esse processo contribuiu para que a universidade possa refletir suas ações e para ratificar condições exitosas pela avaliação. "O resultado final da avaliação foi muito expressivo para a Udesc e mostra que estamos no caminho certo", afirma.

O resultado refletiu o trabalho em conjunto de todos os setores da instituição, envolvendo centros de ensino, pró-reitorias e Reitoria. Segundo a pró-reitora de Ensino, Soraia Cristina Tonon da Luz, qualificar e fortalecer cada vez mais o EAD na Udesc são metas relacionadas ao Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Destaques da avaliação

  • Eixo 1: "O planejamento e a avaliação institucional estão amplamente consolidados na instituição. O planejamento institucional está fortemente ligado ao processo de autoavaliação, principalmente utilizando-se do relatório de fragilidades compilado pelas comissões de avaliação para buscar o aperfeiçoamento das dimensões avaliados neste relatório".
  • Eixo 2: "Percebe-se na instituição uma relação intrínseca entre o PDI e as políticas acadêmicas. Na Udesc também encontra-se evidência de muitas políticas voltadas para ações afirmativas, preservação da memória e do patrimônio, questões étnico-raciais e de diversidade, responsabilidade social e empreendedorismo, e destaca-se ainda o trabalho realizado em relação aos cursos de EAD, contando com políticas específicas e cuidadosamente elaboradas e estudos realizados para implementação de novos cursos".
  • Eixo 3: "As políticas acadêmicas se encontram consolidadas em relação ao ensino, pesquisa e extensão. Destacam-se as políticas de comunicação da instituição, coordenadas pela Secretaria de Comunicação (Secom), com variados canais de divulgação das notícias da instituição para a comunidade interna e externa, e o grande quantitativo de ofertas de bolsas em programas de extensão, pesquisa, ensino, monitoria, estágios não curriculares, além de bolsas de caráter social para apoio aos discentes. Os cursos de graduação possuem bons conceitos de avaliações (Enade e CC), a pós-graduação lato sensu tem forte relação com os cursos de nível superior".
  • Eixo 4: "A Udesc possui órgãos colegiados, com poderes deliberativos e consultivos, contando com participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica. Destaca-se o fato de a instituição possuir um quadro docente de mais de 90% de mestres e doutores (EAD), além do programa de produção e distribuição de material didático voltado para o ensino a distância, contando inclusive com um departamento, o Multi.Lab.EAD (Laboratório Multidisciplinar de Desenho e Produção de Material Didático para EAD) junto à Udesc Cead".
  • Eixo 5: "Os polos da EAD, vinculados ao sistema UAB, são periodicamente vistoriados pela Capes, mantenedores e pela Udesc, possuem equipamento de videoconferência (inclusive utilizados pela Comissão para entrevistas focais com tutores e alunos em diferentes polos simultaneamente) e a instituição como um todo tem controle sobre sua gestão patrimonial, avaliação periódica de espaços e equipamentos, além de plano de expansão e atualização. Utilizam versão atualizada do Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e contam com setor de TI (Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação) para apoio na parte de infraestrutura de informação e tecnologia".

Política EAD

Segundo Gesilani, o recredenciamento da oferta do EAD contribuirá para a execução das ações da Política de Educação a Distância da Udesc. Elaborada em 2014 e aprovada pela Resolução nº 106/2014 do Conselho Universitário (Consuni), a política visa expandir, interiorizar e internacionalizar a oferta dos programas e projetos de ensino, extensão, pesquisa e pós-graduação por meio da modalidade.

A pró-reitora Soraia Luz destaca que o ensino na modalidade a distância é um tema que vem sendo tratado desde o Plano 20, tendo sido contemplado no PDI e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da universidade.

"Estamos completando quatro anos da nossa política para o ensino na modalidade a distância, trabalhando gradativamente na consolidação dos projetos pedagógicos dos cursos a partir do convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB)", diz Soraia.

Segundo a pró-reitora, há ainda um grande caminho a ser percorrido, com o debate sobre a possibilidade de adoção de 20% da modalidade a distância nos currículos dos cursos na modalidade presencial.

Oferta de cursos

Atualmente, a Udesc oferece quatro cursos de graduação na modalidade a distância e tem novos projetos previstos para os próximos anos. Na pós-graduação, são ofertados cursos de especialização (lato sensu) e mestrados em rede.

Os cursos de graduação e pós-graduação ofertados pelo Sistema UAB atendem a formação inicial e continuada dos professores da educação básica.

Os cursos de graduação são: Licenciatura em Pedagogia, Informática e Ciências Biológicas, do Centro de Educação a Distância (Cead); e Bacharelado em Administração Pública, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

No ensino de pós-graduação, a Udesc participa do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), ofertando os seguintes cursos: ProfArtes, do Centro de Artes (Ceart); ProfMat, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT); e ProfHistória, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública, a universidade oferece a Especialização em Gestão Municipal, desenvolvida pela Udesc Esag.

A universidade também lançou, em 2016, o curso lato sensu em Educação Inclusiva, que é oferecido pela Udesc Cead, e poderá futuramente ampliar a quantidade de vagas por meio do Sistema UAB.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Avaliação Institucional da Udesc (Coai) pelo e-mail coai.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8077, das 13h às 19h.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 9
  • Comissão externa formada por três professores (ao centro) avaliaram a Udesc com conceito
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC