Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

18/05/2023-16h40

Udesc apresentará ações no Congresso Internacional de Riscos em Portugal

Livros feitos em parceria por ações de extensão da Udesc serão apresentados - Arte: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participará do 6º Congresso Internacional de Riscos, que ocorrerá de 23 a 26 de maio, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Portugal, com o tema "Riscos e Conflitos Territoriais - Das catástrofes naturais às tensões geopolíticas". 

O coordenador do Grupo Coordenado de Ações em Riscos e Desastres (Ceped), Felipe Gontijo, fará parte da programação do evento: o professor apresentará ações da Udesc no painel "Alterações climáticas, riscos ambientais e vulnerabilidade social", do Grupo de Investigação em Educação para os Riscos (Gier).

Dentre as iniciativas da universidade, estão a série de publicações para o público infanto-juvenil feitas com a participação de integrantes do Ceped e do programa de extensão Esag Kids, coordenado pelo professor Eduardo Jara, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Parcerias

Conforme Gontijo, desde 2020, parcerias envolvendo o Ceped, o Esag Kids e outros servidores da Udesc produziram nove títulos sobre temas como a pandemia de Covid-19, primeiros socorros, mudanças climáticas e outras questões relacionadas à saúde. Cinco dessas publicações serão apresentadas e distribuídas no evento (veja lista de títulos e seus autores abaixo).

As obras foram desenvolvidas por professores, pesquisadores e técnicos da universidade, e reúnem o conhecimento de especialistas em diversas áreas de conhecimento, como enfermagem, geologia, gestão, geografia e engenharias, dentre outros.

"Os conteúdos são apresentados com uma linguagem própria para o público jovem, com o objetivo de promover o interesse de crianças e adolescentes por assuntos relacionados à gestão de riscos e prevenção a desastres de uma forma lúdica", destaca Gontijo.

Mais de 80 mil exemplares

Desde o início das ações, mais de 80 mil exemplares de diferentes edições dos livros foram impressas e distribuídas à população, não apenas para jovens, mas também para outros públicos, como famílias em estado de vulnerabilidade (nesse caso, geralmente, junto com cestas básicas). Todas as obras podem ser acessadas de forma online. Acesse as publicações.

Além dos livros, as parcerias da Udesc desenvolveram conteúdos online, como desenhos animados e lives interativas, e buscaram ampliar o alcance das produções firmando convênios com prefeituras, organizações não-governamentais e institutos sociais, além de realizar seminários em escolas.

Novas fronteiras

Inicialmente voltadas a Santa Catarina, as ações já alcançaram mais 8 estados brasileiros, e está em andamento a tradução de obras para a língua espanhola, voltadas a convênios com universidades do Paraguai e do Peru.

Obras que serão apresentadas no congresso e seus autores:


Ações de extensão

Gontijo ressalta que as publicações são resultado da convergência de diversas ações de extensão da universidade estadual, a partir da metodologia desenvolvida pelo professor Jara no Esag Kids. Dentre os autores parceiros, estão as professoras Sandra Marin (Udesc Oeste), que é vice-coordenadora do Ceped, Raquel Sousa (Udesc Lages) e Amanda Pires (Udesc Faed) e a técnica Valdirene Avila, que atua como enfermeira no Serviço de Assistência Integrada à Saúde Universitária (Saisu).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ceped@udesc.com, no Facebook e no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Livros feitos em parceria por ações de extensão da Udesc serão apresentados
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h