Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/09/2020-15h11

Projetos infantis de cinco estados ganham cartilha de primeiros socorros da Udesc

Entre os locais que receberam a obra, estão cidades do Amazonas, Bahia, Piauí e Mato Grosso - Fotos: Divulg.
Crianças de diversos estados do País – dentre eles Amazonas, Bahia, Piauí e Mato Grosso – receberam exemplares impressos da cartilha "Primeiros socorros em Aventuras", produzida pelo Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Acesse a publicação no formato digital.

Voltada ao público infanto-juvenil, a publicação reúne 44 dicas sobre como proceder em situações de emergência e apresenta a personagem "Cruzinha Socorrilda", criada especialmente para o projeto.

O material foi produzido em parceria pelo Ceped e pelo programa de extensão Esag Kids, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Autores

Três professores que integram o grupo da Udesc participaram da criação da obra: o coordenador do Ceped, Felipe Gontijo; o coordenador do Esag Kids, Eduardo Jara (ambos da Udesc Esag); e Sandra Marin, do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), que idealizou a personagem.  

A cartilha integra a coleção de quadrinhos "Diário de uma pipa em quarentena", criada pelo Esag Kids em virtude da pandemia do novo coronavírus, e está disponível em formato digital no site do programa.

Entre os riscos abordados, estão queimadura (inclusive por água-viva), fratura, engasgo, afogamento, incêndios, deslizamentos, envenenamento, choques elétricos, raio, enchente, insolação e hipotermia, entre outros.  

Recepção

Gontijo destaca a "ótima aceitação" do material em todas as localidades: "A Socorrilda está popular, as crianças gostam de falar dela. Após um esforço inicial de divulgação, a proposta começou a se propagar por conta própria e estamos recebendo muitos elogios".

A entrega dos exemplares é feita por parceiros do Ceped e do Esag Kids. Em Manaus, no Amazonas, a cartilha foi distribuída para estudantes de escolas públicas pelo Projeto Máscaras do Bem e pelo Instituto Uakti Tarumã.

Em Parnaíba, no Piauí, a obra circulou por meio do programa de extensão Esag Kids Piauí, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, a cartilha chegou para o Projeto do Maestro Waltenir, que atua em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região. Já em Itacaré, na Bahia, os livros foram doados para o Projeto Surfando para o Futuro.

Em Santa Catarina, uma dos organizações contempladas foi uma escola da rede pública em São Miguel do Oeste. A obra também foi enviada pontualmente a parceiros da iniciativa no Rio de Janeiro, no Distrito Federal, no Rio Grande do Sul e na Paraíba.

A coordenadora do projeto Máscaras do Bem, de Manaus, Maura Marinelli, elogiou o material: "Não só crianças, mas também adolescentes ficaram encantados. É um projeto muito educativo. Sugiro que pais, avós, tios e responsáveis por jovens que recebam a cartilha também a leiam".

Sobre o Ceped

Criado em 2009 e vinculado à Pró Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), o Ceped tem, entre seus objetivos, a execução da política de gestão de riscos para emergências e desastres da Udesc.

O grupo tem conselheiros de todos os campi da universidade, que participam de reuniões, oficinas, treinamentos, viagens e congressos, além de realizar e estimular ações de GDR nas suas regiões. As reuniões do grupo também tem participação de membros externos à Udesc como conselheiros.

Sobre o Esag Kids

Coordenado pelo professor Eduardo Jara, o Esag Kids é desenvolvido desde 2014, realizando diversas atividades voltadas ao ensino da inovação e do empreendedorismo para crianças, dentre elas a elaboração de publicações para o público infanto-juvenil.

Entre as obras lançadas, estão "Diário de uma pipa em quarentena", "Aventuras Empreendedoras" e "Manual do Empreendedor Mirim", além de publicações sobre inovação, liderança e educação fiscal.

O Esag Kids passou a integrar o Ceped neste ano. Uma das motivações foi justamente aproveitar a metodologia lúdica do programa para elaborar materiais específicos de gestão de riscos de desastres (GDR).

A versão impressa da cartilha "Primeiros socorros em Aventuras" foi viabilizada com recursos do Escritório de Assistência a Desastres Estrangeiros dos Estados Unidos (Ofda), vinculado à Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), da Fundação Esag (Fesag) e da própria universidade, por meio da Proex.

Nova obra

A equipe envolvida no projeto também elaborou um novo livro sobre mudanças climáticas, com quatro novos personagens criados pelos autores. A obra será lançada em breve.
   
"Um dos aspectos interessantes dessas empreitadas conjuntas é que, reunindo professores de diferentes áreas e aproveitando o expertise de cada um, além de produzir esses materiais inéditos, acabamos por expandir os horizontes de todos os envolvidos", conclui Gontijo.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ceped@udesc.br.  

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Entre os locais que receberam a obra, estão cidades do Amazonas, Bahia, Piauí e Mato Grosso
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Maura Marinelli, coordenadora do projeto Máscaras do Bem, de Manaus
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h