Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Notícia

24/06/2022-13h10

Udesc Esag e ISCSP ULisboa cooperam há três anos em ensino, pesquisa e extensão

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), ligado à  Universidade de Lisboa, em Portugal. 

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), completa nesta sexta-feira, 24, três anos de vigência do Protocolo Geral de Cooperação com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa), em Portugal. 

Nesse período, mesmo com uma pandemia no meio, o acordo gerou uma série de resultados envolvendo pesquisas, organização de eventos científicos e publicação de trabalhos conjuntos entre pesquisadores das duas instituições. E também resultou em uma bolsa de mestrado e um pós-doutorado em Portugal para membros da comunidade acadêmica da Udesc Esag, além de aulas conjuntas com professores das duas instituições, em cursos de ambas.

As atividades que resultaram do acordo estão descritas neste relatório

Ensino

Durante a pandemia, entre outubro de 2020 e junho de 2022, foram realizadas 24 aulas on-line em cursos de graduação e pós-graduação com a colaboração de professores das duas instituições. Foram 14 participações de professores da Udesc Esag em aulas do ISCSP ULisboa (no doutorado, mestrado e graduação) e outras 10 no sentido inverso, com os professores portugueses como convidados em aulas de graduação da universidade brasileira. 

Por meio do acordo, a Udesc Esag enviou em 2021 uma egressa do curso de Administração Pública, Bruna Buttemberg Ribeiro, para uma bolsa de mestrado no ISCSP ULisboa. Ela está cursando o Mestrado em Gestão e Políticas Públicas e um segundo bolsista egresso da Udesc Esag está sendo selecionado para iniciar o mestrado em setembro deste ano. 

Também por conta do protocolo de cooperação, o professor Leonardo Secchi, da Udesc Esag, está encerrando um período de um ano de pós-doutorado no ISCSP ULisboa. Visitas acadêmicas e institucionais de professores de uma a outra instituição também já foram viabilizadas desde o início da vigência do acordo, em 2019. 

Pesquisa e extensão

A partir de março de 2020, uma série de reuniões por vídeo entre professores pesquisadores das duas instituições – e também da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Eaesp) – mapeou atividades acadêmicas a serem produzidas em colaboração. 

Entre junho de 2020 e julho de 2021, essas atividades envolveram a organização e participação conjunta em eventos internacionais (CLAD, ICPP, IPSA), publicação em coautoria de artigos científicos, participações cruzadas dos professores em aulas virtuais e em bancas e provas públicas de mestrado e doutorado nas duas instituições.

O acordo também já resultou em coorientação de tese de doutorado e projetos de pesquisa em colaboração entre as duas instituições, além de ações de extensão em Portugal. 

Internacionalização

O professor doutor Marcus Tomasi, que assinou o acordo em 2019 como reitor da Udesc e hoje ocupa do cargo de diretor-geral da Esag, avalia que o balanço desses três anos mostra a relevância da cooperação para a instituição. “Minha maior satisfação é constatar que o acordo tenha gerado resultados positivos, fortalecendo nosso processo de internacionalização", afirma o diretor-geral. "Parabenizo o professor Leonardo Secchi e todos os envolvidos, da Udesc Esag e do ISCSP ULisboa, pelo êxito da parceria”.

Para o professor doutor Ricardo Ramos Pinto, presidente do ISCSP ULisboa, "a excelência é um tarefa sempre inacabada, que requer empenho e parceiros de excelência, como se tem demonstrado ser o caso da Udesc Esag".  

Mais informações

Mais informações sobre o acordo de cooperação entre a Udesc Esag e o ISCSP ULisboa podem ser obtidas com o Departamento de Administração Pública, pelo e-mail ap.esag@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br  

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/ULisboa)
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037
Itacorubí, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h