A trajetória do direito de acesso à informação no Brasil é marcada por avanços significativos, construídos ao longo de décadas de mobilização por transparência, participação cidadã e controle democrático. A promulgação da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 de Novembro de 2011) representou um marco nesse percurso. Temos uma realidade antes e depois da LAI, mas os desafios persistem — tanto na implementação da norma quanto na construção de cultura política e organizacional para que o acesso à informação seja, de fato, um direito garantido e plenamente exercido por todas as pessoas.
O objetivo deste estudo é sistematizar os achados acadêmicos e técnicos no Brasil sobre o acesso à informação e a aplicação da LAI. Os resultados vão contribuir com os debates e ações no âmbito do Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC), que integra a Controladoria-Geral da União (CGU), além de subsidiar pesquisas acadêmicas e o trabalho de organizações do terceiro setor.
A primeira etapa foi realizada no segundo semestre de 2024 e teve como foco o levantamento de produções acadêmicas sobre a implementação da LAI em municípios, bem como de relatórios técnicos que utilizam a Lei como ferramenta de análise. Os resultados desse etapa estão consolidados em um relatório, divulgado em 2025, e também podem ser acessados pelo painel Radar LAI, uma ferramenta com recursos interativos que permitem ao usuário explorar as informações conforme seu interesse.
Ainda no âmbito dos estudos referentes à LAI, a equipe promove a oficinal De Olho na LAI, que oferece a estudantes, pesquisadores, servidores públicos, jornalistas e integrantes da sociedade civil uma oportunidade de aprender mais sobre os mecanismos de acesso à informação e transparência pública.
Este painel interativo oferece um panorama da produção acadêmica e técnica sobre o acesso à informação pública e a implementação da LAI no Brasil. O objetivo é reunir, organizar e divulgar fontes e achados relevantes, contribuindo para o fortalecimento de debates, práticas e pesquisas acadêmicas sobre o tema.
Na primeira etapa do estudo, foram identificados 255 trabalhos, com ênfase na produção acadêmica voltada à transparência e implementação da LAI em municípios e em relatórios técnicos que utilizam a Lei como instrumento de análise.
Essa base segue sendo ampliada e atualizada. Aqui, você pode explorar os resultados por diferentes filtros e recortes temáticos, mergulhar nas análises e visualizar os dados por meio de gráficos interativos que tornam os achados mais acessíveis e compreensíveis.
EQUIPE
Politeia Udesc Esag
Caroline Fraga Leimann
Fabiano Raupp
Fernando Maccari
José Antonio Fogolari
Letícia Lagos
Paula Chies Schommer
Controladoria-Geral da União
Karla Camila Menezes Vieira
Taiane Baptista Goncalves de Oliveira
Tatiana Cabral de Jesus
Fiquem Sabendo
Bruno Morassutti
Sebrae
Rafael Fernandes de Magalhães
André Valle Magalhães
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2037 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8200
E-mail: dg.esag@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.