Descrição: O programa residência pedagógica possibilitará uma maior aproximação entre e as escolas-campo e a universidade, numa perspectiva de formação docente colaborativa. Assim, é importante criar situações que concretizem tal demanda. Dentre elas, destacamos: formação conjunta para a residência pedagógica com os preceptores; trabalho integrado com os preceptores na formação dos residentes; avaliação processual da residência pedagógica, entendida como um mecanismo de formação ao desencadear reflexões e encaminhar novas ações. Com a proposição da Residência Pedagógica pretende-se aprofundar a discussão sobre a necessária integração que deve haver entre os cursos de formação inicial de professores e a importância da prática em campo, o que levará à relação entre a teoria e a prática, por meio de uma estreita relação entre as universidades proponentes dos cursos e as escolas que recebem os estudantes residentes. Com isso, o projeto contribuirá para o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os residentes aprendem na universidade e o que experimentam na prática da residência, considerando que justamente um dos aspectos mais importantes em relação à formação docente é proporcionar oportunidades para que desenvolva a capacidade de relacionar teoria e prática docente.
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