Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/04/2017-17h00

Alunos da Udesc captam recursos para criar empreendimento social no Bairro Tapera, na Capital

Integrantes do Time Enactus Esag Udesc. Foto: Divulgação
Uma equipe de estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ligados à organização Enactus foi contemplada esta semana com US$ 5 mil, por meio do edital da Ford College Community Challenge (Ford C3), para custear o Projeto Arapuã, que visa criar uma fonte alternativa de renda para moradores do Bairro Tapera, em Florianópolis, a partir da produção de própolis vermelha e mel. 

Os recursos serão utilizados para a compra de matéria-prima e serviços para o projeto, iniciado no ano passado por acadêmicos do Time Enactus Esag Udesc, em parceria com o Conselho Comunitário.

Segundo a coordenadora-geral da equipe, a acadêmica Betina Harger Silveira, o treinamento das famílias selecionadas e a demarcação do terreno para a colocação das caixas de abelhas deve começar ainda este mês. A expectativa é que a produção de mel inicie até agosto.

Este foi o terceiro aporte financeiro conquistado pelos alunos para o projeto: em dezembro do ano passado, a iniciativa recebeu R$ 2 mil por meio de um edital da Fundação Cargill, de São Paulo; e a criação do empreendimento social também conta com apoio da empresa Flex Contact Center.

Além de suporte financeiro, o Time Enactus Esag Udesc foi selecionado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) para receber consultorias e capacitação por meio do programa Parceiros de Impacto.

Campeonato nacional

O Projeto Arapuã será apresentado pelos estudantes no próximo Evento Nacional Enactus Brasil, que acontece em julho no Rio de Janeiro. Será a terceira participação do time no campeonato nacional da organização.

Em novembro do ano passado, o projeto foi destaque no informe global da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre ações relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As outras três iniciativas selecionadas pela Ford College Community Challenge foram: o Projeto Mudas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), de Iguatu (CE); o Projeto Solaris, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) de São José dos Campos (SP); e o Projeto AlfaTech, da Universidade Federal do ABC (UFABC) de Santo André (SP).

Primeiro time de SC

Criado em 2015 no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, o Time Enactus Esag Udesc foi a primeira equipe catarinense a fazer parte da organização.

Atualmente, conta com 18 estudantes da Esag e de outras duas unidades da Udesc: o Centro de Artes (Ceart) e o Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Acesse o site e a página no Facebook do Time Enactus Esag Udesc.

A Enactus é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que visa conectar estudantes universitários, lideranças acadêmicas e da sociedade para promover o empreendedorismo por meio de projetos com impacto social.

Está presente atualmente em 36 países e mais de 1,7 mil universidades, mobilizando a participação de quase de 70 mil estudantes e impactando na vida de mais de um milhão de pessoas.

Leia mais:

15/12/2016 - Projeto de alunos da Udesc capta recursos para implantar empreendimento social em Florianópolis

26/07/2016 - Ação de alunos da Udesc visa criar empreendimento social em reserva extrativista de Florianópolis

12/07/2016 - Equipe de alunos da Udesc participa de competição nacional de empreendedorismo social em Fortaleza

22/07/2015 - Equipe de alunos da Udesc participa de competição nacional de empreendedorismo social em São Paulo

18/03/2015 - Alunos e docentes da Udesc criam equipe para participar de atividades da organização Enactus

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Integrantes do Time Enactus Esag Udesc
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h