Espectrofotômetro de fotoelétrons excitados por raios-X (X-ray photoelectron spectrometer – XPS) ThermoFisher Scientific modelo K-Alpha
Responsável: Luis César Fontana
Local: Sala D-7 - LabPlama
Este equipamento faz parte da PNIPE (Plataforma de Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI)
Equipamento adquirido com verba FINEP.
Este equipamento é utilizado para análise química de superfícies. O aparelho opera em ultra-alto vácuo, onde raios-X monocromáticos incidem sobre a superfície da amostra, arrancando elétrons dos orbitais internos dos átomos. A energia destes fotoelétrons é medida de modo a determinar sua energia de ligação. Estes fotoelétrons são provenientes apenas da superfície da amostra (~ 10 nm). A partir da análise do espectro em função da energia de ligação é possível identificar os elementos presentes, quantificar a composição química e determinar o estado químico, ou seja, identificar e quantificar as ligações químicas entre os átomos.
Equipamento para medidas de propriedades elétricas por efeito Hall (método de van der Pauw) Ecopia modelo HMS 5500
Responsável: Julio Cesar Sagás
Local: Sala D-7 - LabPlama
Equipamento adquirido com recursos da CAPES.
Este equipamento permite a caracterização elétrica de materiais condutores e semicondutores. Utilizando um misto da técnica de quatro pontas e de medidas de efeito Hall, através do chamado método de van der Pauw, é possível obter a resistência de folha, resistividade, densidade de portadores, mobilidade, magnetoresistência, entre outras propriedades elétricas. O equipamento permite a análise destas grandezas variando a temperatura da amostra desde 80 K até 773 K. Para as medidas em baixa temperatura é necessária a utilização de nitrogênio líquido. Para as medidas em alta temperatura, dependendo da amostra a ser analisada, é necessária a utilização de um gás inerte para evitar a oxidação do material.
Utilizado para medida de molhabilidade e energia de superfície de sólidos através do método de gota séssil. O sistema também permite a análise da tensão superficial de líquidos através do método de gota pendente. O equipamento é controlado via computador, permitindo o controle do volume da gota e análise da absorção de líquidos por materiais porosos, assim como da histerese do ângulo de contato pela inclinação do porta-amostra.
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200 Zona Industrial Norte, Joinville / SC CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h