O Programa 'Assistiva - Tecnologia para inclusão social' é constituído por três ações.
1) A ação 'Braille - Inclusão Digital e Adaptação de Vida Diária', coordenada pelo professor Marcos Fergutz, tem como objetivo promover a acessibilidade digital e a facilitação cotidiana à pessoas com deficiências em geral e idosos, através da produção e doação de tecnologias de baixo custo que promovem o acesso aos meios digitais, maior segurança, organização e comunicação.
2) A ação 'Fletcher - Tecnologia para Reabilitação Motora e Estimulação Cognitiva', coordenada pelo professor Fabrício Noveletto, tem como trabalho principal o desenvolvimento de tecnologias assistivas nas áreas de terapia ocupacional, fisioterapia, modelagem e impressão 3D, e jogos sérios. O foco da ação é voltado para o ambiente clínico, onde se pode entender as necessidades do paciente e assim adaptar o já realizado. Ambas as ações contam com suporte das instituições parceiras para a realização de suas atividades.
3) A ação 'Jennings - Inclusão Social', coordenada pela professora Fabíola Sucupira Ferreira Sell, busca promover a inclusão social. Para isso, é trabalhado o conceito de acessibilidade atitudinal, por meio de palestras e oficinas de vivência. Também se deseja transmitir o conhecimento do termo “Tecnologia Assistiva”.
Todas as ações proporcionam um crescimento profissional e pessoal para os acadêmicos, em que são
aplicados os conhecimentos técnicos obtidos na graduação, além da vivência da inclusão dentro e fora da
universidade.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.