Ensino de Ciências e Matemática: abordagens interdisciplinares VI
Este Programa de Extensão parte de uma visão de mundo integradora e dinâmica, que permite lidar com a complexidade das relações entre os homens, em diferentes escalas espaciais e temporais, caracterizando uma postura epistemológica abrangente, que se fundamenta na construção e reconstrução permanente da própria visão e das concepções delas decorrentes. Trata-se de um conjunto de ações cuja temática central é o Ensino de Ciências e Matemática: abordagens interdisciplinares para o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares, construindo eixos temáticos para nortear o trabalho pedagógico no aspecto teórico-prático, articulando os diferentes saberes e linguagens pela integração dos professores das Licenciaturas em Física, Química e Matemática. Pretendemos que se efetivem ações didático-pedagógicas diferenciadas e inovadoras que promovam uma institucionalização de espaços de formação inicial e continuada para professores de Física, Química e Matemática. O desafio, portanto, sobretudo para os que avaliam e se dedicam às ações educacionais, é a indicação de caminhos adequados para preparar os cidadãos, de diferentes segmentos, para conviverem em espaços sociais plurais e que emanam conhecimentos, competências e atitudes constantemente atualizados e articulados em termos de teoria e prática. Neste intuito esse Programa de Extensão é proposto com quatro ações distintas:
Ação 1 - Projeto 'Clube de Matemática na Escola' - Coordenadora - Graciela Moro;
Ação 2 - Projeto 'Formação Continuada: Interdisciplinaridade em Foco' - Coordenadora - Regina Helena Munhoz;
Ação 3 - Projeto 'Materiais Didáticos para o Ensino de Química' - Coordenadora - Fabíola Corrêa Viel;
Ação 4 - Projeto Palestras UDESCOLAS - Coordenador Jarbas Cleber Ferrari.
Palavras-Chave:
Materiais didático-pedagógicos, Interdisciplinaridade, Ensino de Física, Educação Matemática, Ensino de Química
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