EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC/UDESC N.º 35/2025
Edital completo [clique para acessar]
Programa de Fomento à Pesquisa e Inovação em Áreas Estratégicas para Atender à Demanda da Sociedade Catarinense pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Bolsas concedidas ao CEART
1. Mapa sonoro eletroacústico de Florianópolis: projeto integrativo em tecnologia musical e arte sonora — Laboratório de Pós-Produção (LabPPGMUS)
Número de Bolsas: 1
Modalidade de Bolsa: DCR-B
Atribuições: utilizar as ferramentas de gravação, síntese e edição sonora; manter as ilhas de edição atualizadas e fazer levantamento para a aquisição de softwares e equipamentos que se mostrem relevantes para manter e incrementar a operacionalidade do laboratório; viabilizar o projeto de construção de um mapa sonoro de Florianópolis. Para a realização de um mapa sonoro de Florianópolis em forma de site interativo, estão previstas as seguintes etapas metodológicas: 1- workshops sobre ecologia acústica e mapa sonoro; 2- gravação; 3- produção; 4- pós-produção; 5- elaboração de site.
Titulação Técnica Obrigatória: doutorado em Música com ênfase em Estudos do som ou Sonologia.
Capacidade Técnica Obrigatória: o(a) candidato(a) deverá comprovar, por meio de diplomas, certificados, declarações, atestados, vínculos de trabalho e comprovantes diversos, experiência em estudos, pesquisadores e principais trabalhos sobre Ecologia Acústica, Mapa e Paisagem Sonora; Domínio de técnicas de gravação de campo e análise de paisagens sonoras; Domínio do uso de microfones e interfaces de áudio portátil para campo; Domínio aprofundado na operação de pelo menos uma DAW (Digital Áudio Workstation), como Reaper, Audacity, Cakewalk by bandlab, Ableton Live, entre outras. Domínio na utilização de softwares de análise e visualização de espectro, como Sonic Visualiser. Domínio no uso de Protocolo MIDI, plugins, synths e VSTis diversos. Conhecimento dos diferentes tipos e usos de microfones: condensadores (capacitivos), dinâmicos, microfones condensadores com diafragma pequeno, microfones de mão, microfone de lapela, microfones super e ultra direcionais (shotgun), microfonação com gravadores portáteis (Zoom, Tascan etc.) e tipos diversos de microfonação estéreo, acessórios, cabos, fones, retornos; microfonação Estéreo. Domínio de técnicas de edição e mixagem; espaço sonoro, panorama e espacialização sonora na mixagem; Domínio de processamento de efeitos: delay, reverb e reverberação. Domínio de Processamentos dinâmicos: Compressores, limitadores, gates, expansores; Conhecimento das técnicas de equalização (filtragem, equalização paralela, envelopes de efeito, sobreposições de efeitos, sidechain). Experiência prévia com editoração de site na plataforma Wordpress (linguagem html) para a programação do mapa sonoro interativo, ou outra plataforma que seja de livre acesso e fácil manutenção.
2. Docência para público com neurodivergências a partir das estratégias dos Saberes Sensíveis - Laboratório Moda, Arte, Ensino e Sociedade (LABMAES)
Número de Bolsas: 1
Modalidade de Bolsa: SET-C
Atribuições: estudar profundamente a “estratégia dos Saberes Sensíveis” e adequar a proposta da abordagem pedagógica às especificidades do grupo, no caso com neurodivergências; associar as recomendações de design universal para a aprendizagem, considerando a especificidade dos casos por meio das metodologias de design UX (User Experience) e UI (User Interface). Criar e testar protótipos acessíveis com professores e alunos; conduzir testes de usabilidade e avaliar a eficácia das diretrizes propostas; elaborar materiais para capacitação docente e apoiar a implementação das recomendações; publicar artigos científicos com os resultados da pesquisa em parceria com membros do LabMAES.
Titulação Técnica Obrigatória: graduação em Design ou Artes visuais, ou Pedagogia. Doutorado em Design ou Artes visuais, ou Pedagogia com ênfase na área da vaga.
Capacidade Técnica Obrigatória: o(a) candidato(a) deverá comprovar, por meio de diplomas, certificados, declarações, atestados, vínculos de trabalho e comprovantes diversos, experiência em UX UI design; Design Universal para aprendizagem; Processos e métodos do Design; Experiência com turmas de estudantes PCDs, Neurodivergentes e pessoas surdas.
3. FUTURO DO PRESENTE: design de futuros e prospectiva estratégica — Futuro do Presente (LAB)
Número de Bolsas: 1
Modalidade de Bolsa: SET-C
Atribuições: desenvolvimento de pesquisas alinhadas aos objetivos do laboratório; Colaboração em projetos de inovação e tecnologia; participação na elaboração de relatórios e publicações científicas; participação na elaboração de convênios com instituições públicas, privadas e de ensino/pesquisa; elaboração de projetos financiados por agências de fomento à pesquisa ou inovação; auxílio na organização de eventos acadêmicos e workshops.
Titulação Técnica Obrigatória: graduação na área do Design e habilitações. Doutorado em Design, Desenho Industrial ou Engenharias.
Capacidade Técnica Obrigatória: o(a) candidato(a) deverá comprovar, por meio de diplomas, certificados, declarações, atestados, vínculos de trabalho e comprovantes diversos, experiência para atuação interdisciplinar; Conhecimento sobre metodologias de pesquisa aplicada e inovação; Capacidade de articulação com instituições públicas, privadas e de ensino/pesquisa; Experiência na elaboração de relatórios técnicos e científicos; preferencialmente, participação prévia em projetos financiados por agências de fomento à pesquisa ou inovação.
4. Educação musical e crianças migrantes, refugiadas e apátridas nas escolas públicas de Florianópolis — Grupo de Estudos e Pesquisas Inventa Educação Musical
Número de Bolsas: 1
Modalidade de Bolsa: SET-D
Atribuições: realizar o mapeamento estatístico de crianças migrantes, refugiadas e apátridas matriculadas nas escolas públicas de ensino fundamental de Florianópolis, analisando seu acesso e permanência. Realizar um mapeamento bibliográfico para embasar análises e propostas de formação continuada, contribuindo para pesquisas sobre inclusão e acolhimento de crianças migrantes, refugiadas e apátridas. Participar da elaboração de relatórios e publicações científicas. Organizar rodas de conversa voltadas para professores(as) e demais profissionais da educação. Produzir materiais para divulgação científica dos resultados do projeto.
Titulação Técnica Obrigatória: mestrado na área de música, na linha de pesquisa de educação musical.
Capacidade Técnica Obrigatória: o(a) candidato(a) deverá comprovar, por meio de diplomas, certificados, declarações, atestados, vínculos de trabalho e comprovantes diversos, experiência em estudos e pesquisas sobre infância e migração, com ênfase na inclusão de crianças migrantes, refugiadas e apátridas nas escolas brasileiras, na educação intercultural e nos diálogos musicais interculturais. Experiência na formação de professores, bem como na criação e organização de cursos de curta duração. Habilidade no uso de planilhas do Excel, considerando que os dados de matrícula são disponibilizados nesse formato pelas Secretarias de Educação. Experiência na elaboração de relatórios técnicos e científicos.
INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, via link: https://www1.udesc.br/?idFormulario=1185, mediante a apresentação, obrigatória, dos documentos listados no item 5.2 do Edital
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.