Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/11/2017-17h12

Prédio da Udesc Laguna que tratará animais marinhos será inaugurado nesta quinta

Udesc monitora 55 km da costa para analisar impactos da extração do pré-sal em animais - Foto: Jonas Pôrto
Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará a inauguração da primeira unidade de estabilização da fauna marinha do Sul do Estado nesta quinta-feira, 9, às 14h, na Praia do Gi, em Laguna.

O espaço de 600 metros quadrados, que será usado para resgate, tratamento e reabilitação de aves, répteis e mamíferos marinhos, terá uma equipe de profissionais de Biologia, Medicina Veterinária e Oceanografia. O laboratório também está equipado para fazer necrópsias.

Acadêmicos de Engenharia de Pesca e de Ciências Biológicas (Biologia Marinha e Biodiversidade) da Udesc Laguna terão aulas no local, que receberá ainda excursões de estudantes de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), de Lages.

Atendimento e prevenção

A unidade será uma espécie de pronto-atendimento de animais marinhos resgatados em praias da região de Laguna que estejam doentes ou tenham entrado em contato com lixo ou poluição humana.

Os laboratórios são equipados com instalações para estabilização de animais, além de necrópsia, o que ajudará a prevenir outras mortes, explica o coordenador da unidade, professor Pedro Volkmer de Castilho, do Laboratório de Zoologia da Udesc Laguna.

O local também conta com salas para educação ambiental, laboratórios de pesquisa, escritórios administrativos, alojamento e sistema de tratamento e de coleta de água da chuva.

As soluções sustentáveis seguem resolução do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), enquanto o projeto arquitetônico é de autoria do professor Jader Afonso Savi Mondo, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, e teve participação de alunos do curso.

O prédio foi construído em um terreno de 30 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Laguna à Udesc em 2013 e fica ao lado do restaurante-escola.

A área restante será usada futuramente para construções de outras estruturas, como salas de aula, galpões para veículos náuticos, tanques experimentais e museu. Essas obras ainda não têm prazo para iniciar.

Monitoramento de possíveis impactos

A obra da unidade de estabilização, que teve orçamento de R$ 718 mil, foi custeada pela Petrobras como parte de uma condicionante ambiental da extração de petróleo e gás natural do pré-sal e integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. A Udesc também receberá verbas posteriormente para fazer a manutenção da estrutura em Laguna.

De acordo com a condicionante, a empresa petrolífera deve financiar o monitoramento dos possíveis impactos que as atividades de exploração podem ter na vida marinha da região que vai do Rio de Janeiro até Santa Catarina, com 2,1 mil quilômetros de extensão, e o atendimento aos animais resgatados.

Conduzido pelo Ibama, o projeto tem coordenação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que fez parcerias com instituições públicas e privadas para monitorar a costa nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. A Udesc, por exemplo, é responsável pela área de 55 km entre Imbituba e Laguna, da Praia do Luz até a Praia do Mar Grosso.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h