Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/01/2013-19h16

Prefeitura de Laguna encaminha projeto de lei que doa área para Udesc

Prefeito (à esq.) assina projeto - Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira, 23, o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, enviou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que doa a área do entorno do Restaurante-Escola, no loteamento Laguna Internacional, à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O local, que tem 3,11 hectares, será usado para implantar os laboratórios e os viveiros experimentais que darão suporte ao curso de Engenharia de Pesca, oferecido pelo Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Udesc Laguna.

O diretor-administrativo do centro, Andrey Pestana, que assumiu o mandato de vereador no município no começo deste mês, diz que a área interessa à universidade desde 2007.

Após as eleições do ano passado, ele e o diretor-geral da Udesc Laguna, João Rotta Filho, encaminharam dois ofícios ao prefeito eleito, um com solicitações e exposições de motivos e o outro com detalhes do anteprojeto da Udesc para o local.

“Essa área fica a 500 metros do mar, na praia do Gi, o que facilita a captação de água salgada, e tem fácil acesso pela parte central da cidade”, enfatiza Pestana.

Na Câmara, o projeto de lei precisará passar por duas comissões antes de ser votado duas vezes em plenário e, se aprovado, ir para sanção do prefeito. “O projeto obriga a Udesc a começar as obras em três anos e a concluí-las em mais três”, aponta o diretor-administrativo. 

Expansão da Udesc beneficia município

O escritório-modelo Módulo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, já preparou o anteprojeto [confira o vídeo no fim do texto] para a área que a prefeitura pretende doar.

A proposta prevê edifício com salas de aula e 12 laboratórios, galpões para veículos náuticos, aquário, museu em memória ao pescador, horto, área arborizada, tanques experimentais e canteiro experimental de Arquitetura.

Andrey Pestana explica que o local abrigará as disciplinas práticas de Engenharia de Pesca, que possui atualmente sete laboratórios, sendo dois na sede da Udesc Laguna e cinco no sambódromo. “Os viveiros funcionam de forma intensiva, mas os alunos também precisam treinar a parte extensiva.”

Segundo o diretor-administrativo, será preciso licitar o projeto caso a doação seja aprovada pela Câmara. “Na formatura de Arquitetura e Urbanismo, em dezembro, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira já acenou com a liberação de R$ 5,5 milhões para as obras”, ressalta.

Pestana também afirma que a expansão da Udesc na cidade contribuiria ainda mais com o município, no comércio, na prestação de serviço e no turismo, além de melhorar a infraestrutura do loteamento Laguna Internacional. “O prefeito pretende asfaltar as avenidas Castelo Branco, que serve de entrada para balneários, e Colombo Salles."



Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Fone: (48) 3321-8142
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h