Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/04/2017-21h38

Udesc Laguna planeja projetos de pesquisa e extensão para restaurante-escola cedido

Cozinha industrial já está montada - Foto: Marcos Bocão
A partir do próximo semestre, o Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, começará a realizar atividades no restaurante-escola do município, que foi cedido pela prefeitura à instituição de ensino na última quarta-feira, 26, em ato prestigiado por gestores universitários e autoridades locais. 

Com prazo de uso por 20 anos, que pode ser prorrogado, a universidade pretende fazer projetos de pesquisa e oferecer cursos de extensão em Gastronomia e Nutrição para a comunidade, sobretudo de peixes e frutos do mar, por meio do Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas da Udesc Laguna.

As atividades de extensão serão coordenadas pelo professor Márcio Vargas Ramella, que atua em áreas como inspeção e tecnologia do pescado e microbiologia dos alimentos; e pela professora Patricia Sfair Sunye, que tem experiência em sistemas pesqueiros e participará da bienal Slow Fish em maio.

Realizado em Gênova, na Itália, o evento promove práticas de consumo responsável de peixes e frutos do mar, com cursos e debates sobre educação alimentar, gastronomia, saúde e proteção da biodiversidade.

Custos mínimos para universidade

Com área de quase 500 metros quadrados, o restaurante-escola de Laguna foi iniciado em 2009 e inaugurado no fim de 2016, com recursos federais, do Ministério do Turismo, e municipais que chegaram a R$ 1 milhão.

"O primeiro passo será fazer uma revisão da rede elétrica e do sistema hidráulico do imóvel. O restaurante-escola já está totalmente mobiliado e equipado como cozinha industrial, com fogões, exaustores, bancadas e eletrodomésticos, por exemplo", afirma o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, que participou do ato de cessão.

Tomasi destaca que a universidade também não terá custos extras com cercamento e vigilância do terreno do restaurante, que fica na Avenida João Marronzinho, no loteamento Laguna Internacional, bem ao lado de uma área onde a instituição de ensino está implantando uma unidade de estabilização de fauna marinha.

Já as atividades de pesquisa e extensão da Udesc Laguna serão financiadas principalmente com recursos de programas de apoio da universidade, como o PAP e o Paex.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h