Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/12/2015-19h16

Escola parceira da Udesc Laguna ganha prêmio ambiental da Epagri por projeto com aquaponia

Alunos e responsáveis pela iniciativa mostraram ação no começo deste mês - Foto: Ascom Epagri

O projeto de aquaponia feito em Laguna pela Escola Gregório Manoel de Bem com o curso de Engenharia de Pesca do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está entre os ganhadores do 9º Prêmio Escola Ecologia Márcia Mortari, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

A cerimônia de entrega ocorreu no início de dezembro, na sede da Epagri, em Florianópolis, com a participação de cerca de cem crianças de dez escolas públicas catarinenses, acompanhadas de professores e diretores. Cada unidade de ensino recebeu certificado e kit de jogos cooperativos.

O projeto apoiado pela Udesc Laguna, com a orientação do professor Maurício Emerenciano, chama-se "Apresentando minha escola – Projeto de sustentabilidade com ênfase no tema aquaponia" e envolve 245 alunos (maior número entre os vencedores deste ano), das comunidades do Bananal, Morro Grande, Figueira, Parobé, Ribeirão Pequeno, Ribeirão Grande e Madre. 

A aquaponia é um sistema de produção agroalimentar no qual se integram a aquicultura, que é o cultivo de organismos aquáticos, como peixes e crustáceos, e a hidroponia, que é o cultivo de plantas terrestres sem o uso do solo, com as raízes imersas em uma solução nutritiva balanceada. 

Na ação realizada com a escola, a universidade implantou um pequeno sistema aquapônico que possibilita a produção de alimentos saudáveis com educação ambiental.

Produção com ciclos rápidos e em expansão

Nos sistemas com aquaponia, há uma relação entre os organismos aquáticos cultivados (geralmente peixes), os micro-organismos aquáticos (bactérias) e as plantas. Os nutrientes residuais do cultivo dos peixes são transformados pelas bactérias em produtos absorvíveis pelas plantas, que, com a luz e uma correta oxigenação das raízes, favorecem o desenvolvimento dos vegetais.

Essa técnica, que resulta em alimentos com ciclos de produção muitas vezes mais rápidos do que os cultivos convencionais, é estudada desde 2013 pelo Laboratório de Aquicultura da Udesc Laguna.

Os pesquisadores do curso de Engenharia de Pesca já fizeram diversos ciclos de produção com diferentes espécies de peixes e hortaliças, com destaque para tilápias e pacus com plantas como alface, tomates, temperos e até flores. 

"No contexto atual, no qual enfrentamos uma grave crise hídrica, geográfica e populacional, a necessidade de alternativas para satisfazer a demanda de alimentos é iminente", diz Emerenciano.

Por essas e outras razões, ele afirma que "a aquaponia vem experimentando uma expansão generalizada pelo mundo. Regiões como o Nordeste e mais recentemente o Sul e o Sudeste poderão claramente se beneficiar desse tipo de sistema".

"Além disso, a diversificação e o rápido giro financeiro, atrelado aos preços mais altos de venda devido ao valor agregado dos produtos, chamam cada vez mais a atenção dos produtores", destaca.

Sobre o prêmio

O Prêmio Escola Ecologia Márcia Mortari busca reconhecer e valorizar ações de educação ambiental em escolas públicas das áreas rural, pesqueira e indígena de diversas regiões de SC. A edição deste ano teve 32 projetos inscritos e premiou iniciativas que incluem, por exemplo, reciclagem de lixo, horticultura, jardinagem e captação de água da chuva.

Realizado pela Epagri com o apoio financeiro do Programa SC Rural, o prêmio é denominado "Márcia Mortari" desde 2008 em homenagem à extensionista da Epagri, já falecida, que realizou um trabalho ambiental de destaque no Alto Vale do Itajaí.

Leia mais:

14/12/2015 - Conselho Universitário da Udesc aprova criação do curso presencial de Ciências Biológicas para Laguna

23/07/2014 - Udesc Laguna quer desenvolver rações mais baratas e ecológicas para cultivo de tilápias e camarões

17/12/2013 - Pesquisas da Udesc Laguna desenvolvem técnicas para cultivo comercial do robalo

18/03/2013 - Escritório da Udesc Laguna estuda parceria com comunidade para realizar projetos em escola

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h