Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/08/2017-19h42

Professor da Udesc Laguna participa de curso de desenredamento de cetáceos

Treinamento prático da APA da Baleia Franca foi na semana passada, em Imbituba - Foto: Luciana Moreira

O professor Pedro Volkmer de Castilho, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, participou de um curso de atendimento de desemalhe de baleias que foi organizado pelo Protocolo de Encalhes e Emalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca e integra as ações da Global Whale Entanglement Response Network.

Coordenada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), a capacitação foi ministrada em 16 e 17 de agosto pelo analista ambiental Leandro Aranha, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

Os emalhes de cetáceos por redes de pesca são uma das principais causas de morte desses mamíferos, vitimando milhares de animais anualmente no mundo. Como o desenredamento é uma atividade de alto risco, deve seguir uma série de critérios, visando a integridade das pessoas que realizam o trabalho.

A parte teórica foi apresentada em Florianópolis, no Auditório do Grupo de Busca e Salvamento dos Bombeiros, enquanto a prática foi realizada na Praia do Porto, em Imbituba, com apoio da Polícia Militar Ambiental de Laguna e do Corpo de Bombeiros, por meio de simulação utilizando boias e embarcações, na qual os participantes puderam realizar as manobras e ações necessárias a um desenredamento real.

Para o professor Castilho, que está vinculado ao Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas da Udesc Laguna, a realização de treinamento continuado é essencial para capacitar as pessoas aos procedimentos com o mínimo de risco e no menor intervalo de tempo possível.

"Pessoas que observarem baleias e golfinhos emalhados em redes de pesca ou encalhados devem ligar para o telefone (48) 3647-7930", ressalta o docente. Além disso, é importante detalhar o local do avistamento "para facilitar a busca da equipe pelos animais".

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h