Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/05/2020-17h11

Udesc Oeste mapeará práticas integrativas complementares em saúde ofertadas em SC

Uso da erva-baleeira integra relação das 29 práticas integrativas do Ministério da Saúde - Foto: Divulgação
O programa de pesquisa e extensão "Observatório Catarinense de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Oc-Pics)", do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), teve proposta aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (Cepsh), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Com essa aprovação, a equipe que compõe o programa dará início ao mapeamento da oferta de Pics nas unidades básica de saúde em Santa Catarina.

Entre os objetivos, o programa visa ampliar o conhecimento científico sobre as Pics, qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para ofertar as práticas nas unidades da rede pública e mapear as secretarias municipais de Saúde que ofertam o serviço.

Reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as Pics ganham cada vez mais espaço no Brasil. O tratamento é concebido de maneira integral, considerando a saúde mental, física e emocional das pessoas.

Acupuntura e uso de plantas medicinais, por exemplo, estão entre as 29 práticas integrativas reconhecidas pelo Ministério da Saúde e são incentivadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), de 2006. No Estado, a Lei nº 17.706/2019 assegura a adoção das práticas na rede de atenção básica.

Parcerias

O programa da Udesc Oeste foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS) e a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

De acordo com uma das coordenadoras do observatório, professora Kiciosan Bernardi Galli, do Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste, seminários regionais têm sido realizados desde outubro do ano passado, com a participação de profissionais de quase cem municípios catarinenses.

"Além do mapear a oferta de Pics em Santa Catarina, faremos o mapeamento dos hortos medicinais organizados por grupos comunitários. Ainda será feita uma descrição de quais plantas medicinais a população de Santa Catarina costuma utilizar", esclarece Kiciosan.

A professora da Udesc Oeste ressalta que a realização dessa pesquisa é mais um importante passo para o fortalecimento do cuidado integral em saúde com a qualidade e a eficácia das Pics. "A ideia é sensibilizar os profissionais de saúde e a comunidade sobre o que são e como funcionam essas práticas, seus benefícios e limitações, além de incentivar o conhecimento popular sobre elas", destaca.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo kiciosan.bernardi@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h