Relógio biológico foi montado em unidade básica de saúde
com participação da comunidade - Foto: Divulg.
Uma parceria entre o
Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Prefeitura de Nova Itaberaba pretende estimular o uso de plantas medicinais no município do Oeste Catarinense, a 25 km de Chapecó.
A iniciativa é do programa de extensão Saúde e Equilíbrio, que ajudará o município a fazer ações relativas à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Vinculado ao curso de Enfermagem da Udesc Oeste, o programa é coordenado pela professora Kiciosan Bernardi Galli.
No início de fevereiro, uma reunião em Nova Itaberaba encaminhou a parceria. Participaram do encontro as professoras Kiciosan Galli e Renata Mendonça Rodrigues, o vice-prefeito João Zarychta, a secretária municipal de Saúde, Elizete Vortmann, a enfermeira Aline Basso Schneider e o médico Ivan Aldiguieri.
Horto medicinal
Uma das ações prevê a construção de um horto medicinal no município. Como parte da iniciativa, a secretaria municipal de Saúde estruturou um espaço com um relógio biológico na entrada da unidade básica de saúde (UBS), visando sensibilizar a população sobre o uso das plantas medicinais no cuidado com a saúde.
A ação contou com a participação da comunidade, que contribuiu com mudas de plantas medicinais utilizadas pela população local para montagem do relógio.
As próximas etapas da iniciativa – que também contarão com o apoio do projeto Farmácia da Natureza Itinerante – incluem a elaboração da documentação legal, a capacitação dos profissionais de saúde e o cultivo das plantas que serão utilizadas na UBS.
Oficinas de dança
Além de receber apoio para implantar a fitoterapia, a equipe de saúde participará de oficinas de dança circular sagrada promovidas pelo programa Saúde e Equilíbrio – a proposta é ofertar a prática integrativa e complementar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Para as professoras Kiciosan e Renata, a parceria "demonstra a importância da extensão universitária e fortalece a responsabilidade social da Udesc no Oeste Catarinense".
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010