Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/09/2017-14h57

Estudantes e professores da Udesc Lages participam de curso sobre reconhecimento de plantas

O palestrante foi o professor da UFSJ, em Minas Gerais, Marcos Sobral - Foto: Andirelle Machado
Estudantes e professores do curso de Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, participaram na última sexta-feira, 15, e sábado, 16, de um curso sobre reconhecimento de Myrtaceae, plantas arbustivas ou arbóreas representadas nas Américas, principalmente, pelas plantas frutíferas.

O palestrante foi o professor do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais, Marcos Sobral. Ele é doutor em Botânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e abordou o "Conhecimento Botânico no Brasil".

O curso foi organizado pela professora da Udesc Lages, Roseli Bortoluzzi, juntamente com o Centro Acadêmico de Engenharia Florestal (Caef) Chico Mendes. "O reconhecimento de espécies nativas da região torna este curso fundamental para os estudantes", diz Roseli.

Myrtaceae é uma família botânica que compreende 130 gêneros e cerca de 3 mil espécies. É considerada de difícil de reconhecimento pelo fato de gêneros e espécies serem parecidos, o que faz com que os estudantes necessitem de um especialista para auxiliar na identificação.

O curso foi voltado para identificação das espécies comuns na Serra Catarinense, que fazem parte da floresta ombrófila mista, onde a araucária está inserida. "Conhecer, detalhadamente, as características que permitem uma identificação dessas plantas contribui para melhorar o conhecimento dos alunos em relação à vegetação da região", afirma o palestrante.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3829-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h