Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/12/2016-17h41

Udesc Lages oferece curso sobre plantas alimentícias não convencionais para profissionais e estudantes

Curso incluiu caminhada para reconhecimento e coleta de plantas - Fotos: Divulgação

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu no último sábado, 26, um curso sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), ministrado pelo professor do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam) Valdely Kinupp.

O curso aconteceu na Pousada Rural do Sesc e teve 36 participantes, entre eles profissionais das áreas de Agronomia, Engenharia Florestal, Gastronomia e Nutrição, além de estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes cursos das áreas biológicas e da saúde.

O workshop faz parte do programa de extensão da Udesc Lages "A botânica na Serra Catarinense: conhecimento e valorização", coordenado pela professora Roseli Bortoluzzi, com o objetivo de difundir o reconhecimento e a valorização de espécies nativas, espontâneas e/ou naturalizadas na Serra Catarinense.

O evento teve apoio da Direção da Udesc Lages e incluiu palestra, caminhada para reconhecimento e coleta de plantas, discussão sobre propriedades nutracêuticas, importância econômica das espécies coletadas e preparo de uma refeição com Panc.

Para os organizadores do curso, os professores Adelar Mantovani e Roseli Bortoluzzi, e a representante do Sesc, Thabata Faxina, a atividade alcançou o objetivo de divulgar o assunto e de sensibilizar a comunidade da região quanto à riqueza da flora e suas possibilidades de uso, além de instigar o conhecimento e a conservação desses recursos vegetais disponíveis.

De acordo com Roseli, cerca de 10% plantas atualmente conhecidas mundialmente poderiam ser consumidas em diversas formas de preparo, utilizando-se de diferentes partes como raízes, tubérculos, bulbos, caules, folhas, inflorescências, flores, frutos e sementes.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h