O projeto tem como objetivo resgatar, registrar e valorizar a história da produção de queijos artesanais na Região Oeste de Santa Catarina, destacando sua relevância cultural, econômica e social. Para isso, busca documentar os saberes tradicionais de até 10 famílias produtoras de queijo artesanal, por meio de entrevistas, registros audiovisuais e produção de materiais como documentário, publicações digitais, painéis e um mapa temático.
O projeto será finalizado com um evento de lançamento no Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Leite (NCTI), em Pinhalzinho (SC). A proposta tem foco na produção e publicação de conteúdo artístico-cultural, promovendo a aproximação entre universidade e comunidade, o fortalecimento da identidade regional e a valorização da sucessão familiar nas pequenas propriedades rurais.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.