NÚCLEO DE ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS (NEDC)
O programa visa promover a saúde e prevenir as doenças e agravos não transmissíveis entre crianças e adolescentes alunos de escola pública e seus familiares. Também fomenta a integração universidade-sociedade, incluíndo as populações vulneráveis com doenças crônicas, por meio da informação e do acesso à educação em saúde.
As ações são realizadas em escolas públicas de Chapecó (SCO e em Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O programa promove ainda outras atividades, como organização de eventos relacionados à prevenção. Tem um compromisso formativo, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento do ensino e formação acadêmica.
O programa tem conexões com pesquisa (ateliê de desenvolvimento de tecnologias para promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos não transmissíveis) e ensino (discussão de casos clínicos aplicados à enfermagem nas condições crônicas).
Projetos vinculados
Ciranda da promoção da saúde: prevenindo as doenças e agravos não transmissíveis. Promove rodas de conversas, diálogos e brincadeiras com as crianças e adolescentes de escola pública. Busca estreitar laços com familiares dos estudantes por meio de redes sociais e eventos, disseminação informação.
Enfrentamento da doença renal crônica (Endorc), com objetivo e promover atividades de sensibilização a população sobre o enfrentamento da doença.
Trilha da tecnologia em saúde, que desenvolve tecnologias para a educação em saúde.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.