
CONHEÇA O NOSSO PROJETO DE PESQUISA APLICADA
O projeto “Coprodução do conhecimento em governo aberto e transparência: construção de metodologia com os poderes legislativos catarinenses”, também chamado de “Parlamento Aberto: Inovação e Colaboração nas Câmaras de Vereadores de Santa Catarina”, teve como objetivo fortalecer a cultura de governo aberto no estado, a partir das câmaras municipais. Para isso, o projeto criou e testou uma metodologia prática que une formação, pesquisa e ação, baseada em problemas reais dos municípios.
A proposta foi aprender fazendo: ouvir os atores locais, dialogar com diferentes setores e construir soluções de forma coletiva. Assim, o projeto buscou gerar aprendizagem, inovação e melhorias concretas para o funcionamento do Legislativo municipal em Santa Catarina.
A pesquisa foi aprovada no edital Fapesc nº 04/2023, no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada em Ciência, Tecnologia e Inovação da Udesc (Termo de Outorga nº 2023TR001342). As atividades aconteceram entre novembro de 2023 e outubro de 2025, com a participação de uma equipe multidisciplinar da Udesc, Alesc, CGE-SC, Seplan-SC e Act4Delivery.
Com apoio financeiro da Fapesc e contrapartidas da Udesc e da Alesc, o projeto trabalhou na sistematização de uma metodologia aplicada à solução de dois problemas públicos locais, escolhidos de forma participativa. Para cada problema, foi construída coletivamente uma proposta de solução baseada em princípios de governo aberto, como transparência, participação e colaboração.
A definição dos problemas contou com a participação de vereadoras e vereadores, servidores do Legislativo e do Executivo, organizações da sociedade civil, pesquisadores, cidadãos e representantes de associações de municípios de duas regiões do estado.
PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS DURANTE O PERCURSO DA PESQUISA
Os principais resultados da pesquisa estão no desenvolvimento de uma metodologia prática, criada a partir de problemas reais dos municípios. Essa metodologia, baseada em escuta, diálogo e trabalho coletivo, é o principal resultado acadêmico do projeto e foi pensada para ajudar câmaras municipais a colocar em prática os princípios de governo e parlamento abertos no dia a dia.
Para explicar esse caminho, usamos a metáfora da cozinha. Assim como em uma receita, reunimos diferentes ideias, experiências e conhecimentos, que foram combinados, testados e ajustados em conjunto, até chegar a soluções possíveis para cada realidade local.
A metodologia foi aplicada por meio de entrevistas, reuniões e oficinas presenciais e online. Esse processo ajudou a identificar problemas concretos e a construir soluções de forma colaborativa. A experiência mostrou que o trabalho conjunto entre parlamentos, instituições públicas, academia e comunidades pode gerar inovação prática e fortalecer o serviço público.
Ao organizar e registrar esses resultados, ficou evidente que a colaboração é um caminho eficaz para transformar princípios de governo e parlamento abertos em ações concretas nos municípios.
Conheça em detalhes os resultados
QUEM FEZ ESSA PESQUISA?
O projeto foi desenvolvido de forma interinstitucional e colaborativa, reunindo acadêmicos, técnicos, servidores públicos e cidadãos de organizações da sociedade civil. Essa diversidade de olhares e experiências fortaleceu a construção coletiva do conhecimento e a aplicação prática dos princípios de governo e parlamento abertos.
Saiba mais na página Equipe.
O QUE ENTENDEMOS POR PARLAMENTO ABERTO?
Após dois anos de trabalho, entendemos que parlamento aberto é um modelo de gestão e inovação baseado na cooperação e na cocriação entre legisladores, equipes parlamentares, sociedade civil organizada e cidadãos. Esse modelo busca fortalecer as funções do parlamento por meio da transparência, do acesso à informação, da prestação de contas e da participação cidadã.
Nesse contexto, vereadoras e vereadores atuam como articuladores, conectando demandas da população a diferentes atores institucionais, promovendo o diálogo, reunindo informações e construindo soluções de forma colaborativa. Por meio de metodologias participativas, o parlamento identifica desafios, define prioridades e implementa ações alinhadas às necessidades dos cidadãos.
A nossa experiência revelou, ainda, oportunidades de aprimoramento na implementação desse modelo. Em alguns momentos, as demandas pedem respostas rápidas, que exigem articulação entre diferentes atores, respeito aos tempos institucionais e aos limites de cada contexto. Além disso, a comunicação é um ponto central: usar uma linguagem clara e acessível, respeitar os diferentes saberes e garantir uma troca de informações aberta e compreensível é fundamental para o parlamento aberto.

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