Oficinas da história, 5a. edição - Projeto de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg) A fim de atender estas novas e múltiplas demandas para a formação do profissional de História é que propomos este projeto de ensino intitulado Oficinas de História - 4a versão e que envolverá diversos professores ligados aos laboratórios do curso de História da UDESC. A proposta do presente projeto de ensino Oficinas de História 4ª edição vem ao encontro de demandas apresentadas pelo curso de graduação em História e dos laboratórios envolvidos e visa ampliar os espaços de debates a fim de contribuir para a formação de nossos acadêmicos, bolsistas vinculados aos diferentes laboratórios e núcleo, bem como professores e outros profissionais, uma vez que as atividades serão abertas para a comunidade em geral. As temáticas foram indicadas pelos professores vinculados aos laboratórios e núcleo e estão articuladas com as disciplinas do curso de história.
Programa de Pós-graduação em ensino de História (ProfHistória)
Participação do projeto de pós-graduação em Ensino de História, que responde a duas demandas principais: refletir sobre o ensino escolar, seus saberes e práticas, em diálogo com a disciplina de história, e compreender as diversas formas de ensinar e aprender história fora da escola, que desafiam tanto a historiografia quanto o ensino formal. O atual interesse pela memória e pela luta por direitos intensificou as disputas em torno da escrita e do ensino da história, ampliando seus usos e interpretações. Cabe ao profissional da área analisar esse cenário, compreendendo a historicidade das experiências e as múltiplas formas de escrever e ensinar história. O conhecimento histórico contribui para refletir sobre a relação entre passado, presente e futuro, marcada por lembranças, esquecimentos e expectativas de indivíduos e grupos. Lembrar e esquecer fazem parte da vida em sociedade, das identidades culturais e do pertencimento político.
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