(2020 - 2022) GUARDAR CANÇÕES: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ACERVOS MUSICAIS/ EDITAL PAEX 01/2019
Descrição: Integra as ações: 1. O Projeto 'Guardar Canções: exercício de memória, história e identidade , sob a Coordenação da Profa. Márcia Ramos de Oliveira 2. O Projeto 'Música em conserva' de Florianópolis: ação e reflexão sobre os espaços de guarda e divulgação de fonogramas, sob a Coordenação da Profa. Márcia Ramos de Oliveira 3. O evento 'Canção, Memória e Democracia: documentos musicais e acervos fonográficos como espaços de construção de identidade e cidadania' sob a Coordenação da Profa. Marcia Ramos de Oliveira , e Coordenação Adjunta do Prof. Marcos Tadeu Holler. Está vinculado também ao Projeto do Edital de Cultura Paex 2019, intitulado "Portal de Música em Conserva de Florianópolis", que deve apoiar ainda este ano (2020): o evento, mencionado, e um Portal de acesso a 4 acervos de música gravada na cidade (Rádio UDESC Fm de Florianópolis, o MIS/SC, a Casa da Memória e o Acervo Particular Rodrigo Mota).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Márcia Ramos de Oliveira - Coordenador / Igor Lemos Moreira - Integrante / Matheus da Rosa Guimarães - Integrante / Ana Paula Kanzaki - Integrante / João Pedro Villas Boas - Integrante / Maurício E. Dick - Integrante / Marcos Tadeu Holler - Integrante.
(2018 - 2019) Guardar Canções: exercício de memória, história e identidade
Descrição: Este Projeto tem como proposta a criação de um banco de dados de canções e depoimentos a ser desenvolvido com o apoio do Laboratório de Imagem e Som. Tal proposta destina-se a integrar diferentes perspectivas quanto ao uso da canção como documento histórico e elaboração de subjetividades, na construção simbólica e imaginária sempre associada aos percursos de identidade individuais e de grupo. Considerando a canção como uma forma de linguagem específica (Tatit, 1995, 2004 e 2014), uma determinada forma de dizer algo que alia componentes emocionais e identitários (Sardo, 2010 e 2013) históricos e referenciais à memória e a história oral (Portelli, 2001, 2010, 2014 e 2016 ), a construção deste suporte que possibilite reunir pelo depoimento oral e audiovisual (Coutinho, 2011; Prelorán, 2006 ) diferentes interesses, do pesquisador ao depoente, pelo registro de canções e memórias associadas. O Projeto pretende integrar diferentes perspectivas de análise, orientadas metodologicamente pela história oral (Santhiago, 2009 ), tendo como apoio a experiência do documentário integrado a música. Os registros, mediante suporte documental em áudio e/ou vídeo, serão disponibilizados ao público interessado (Freund, 2014), mediante registro e elaboração de portal específico, diante de definições temáticas e referências a forma de organização promovida pela equipe que integra o Projeto.
(2018 - Atual) Canção, memória e documentário
Descrição: A proposta do programa Canção, memória e documentário articula a realização de dois projetos e um evento de extensão entre 2018 e 2019, relacionados com o Laboratório de Imagem e Som (LIS). O projeto 'Nos Cantos da História', coordenado pelo prof. Rafael Rosa Hagemeyer, retoma um programa de rádio produzido pelo LIS juntamente com o curso de Música da UDESC, que produziu 16 programas de rádio difundidos pela Rádio UDESC FM e outras rádios comunitárias de outras regiões do Brasil entre 2011 e 2013. O projeto Guardar Canções: exercício de memória, história e identidade, coordenado pela professora Márcia Ramos de Oliveira, tem como proposta a criação de um banco de dados de canções e depoimentos a ser desenvolvido com o apoio do Laboratório de Imagem e Som. Os registros, mediante suporte documental em áudio e/ou vídeo, serão disponibilizados ao público interessado mediante registro e elaboração de portal específico, diante de definições temáticas e referências a forma de organização promovida pela equipe que integra o Projeto. Finalmente, o evento 'I Jornada Catarinense de História e Audiovisual' visa dar visibilidade às produções de vídeo realizadas no âmbito da História, por professores e estudantes dos cursos de História e outros cursos, organizado pelo LIS da UDESC em parceria com o Núcleo Universitário de Vídeo e Memória (NUVEM), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
(2018 - Atual) Nos Cantos da História
Descrição: Recentemente o curso de História reformulou o seu currículo de graduação introduzindo dois estágios profissionalizantes. O primeiro, intimamente relacionado com a prática docente, propõe a inclusão de tecnologias em sala de aula problematizando o uso da imagem e do som como veículos de discussão e interpretação do processo histórico (Prática Curricular: Imagem e Som). O projeto 'Nos Cantos da História' se insere nessa problemática, no sentido de produzir um programa de rádio que veicule a relação entre música e política na História e permita a utilização de gravações antigas como fonte de discussão e reelaboração, imprimindo às canções um tratamento adequado ao tipo de audição atual e uma problematização a respeito do seu significado histórico. Com isso, estaremos além de produzir uma programação radiofônica, um material que poderá ser utilizado na vida profissional de nossos alunos da licenciatura em História.
Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=80XJ-sOuLrU&list=PL968155CDC61463D9
(2023 - Atual) Constelações: historia pública e usos do passado
Descrição: Propõe-se um programa de extensão em três ações: 1. O passado que nos olha: implementação Código PROEX - Página 6 de 28 QR em objetos da cultura material e imaterial do acervo do Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado (Caçador, SC) e do Museu do Jagunço (Fraiburgo/SC), Coordenação Janice Gonçalves (LABPAC/UDESC) 2. Estação Contestado: criação de uma plataforma virtual com o objetivo de produzir material didático, oficinas educacionais, divulgar conhecimento e fomentar debates sobre a memória e a história da Guerra do Contestado, Coordenação Rogério Rodrigues; 3. O Contestado e as artes visuais: Exposição virtual sobre a Guerra do Contestado a partir da produção artística, coordenação Rogério R. Rodrigues. Nos três casos é possível encontrar a preocupação em promover a aproximação da história produzida na academia com a comunidade mais ampla, sejam turistas e jovens curiosos interessados em aprender e consumir história, sejam estudantes da rede básica de ensino e de mais membros da comunidade interessada na história do Contestado. O Programa terá como ponto de apoio o Laboratório de Imagem e Som em parceria com movimentos sociais (Associação Cultural Coração do Contestado/ Lebon Regis), com museus (Ex. museu do Contestado), com o grupo de pesquisa da Escola de Belas Artes da UFRJ chamado Paisagens Híbridas, com o Laboratório de Patrimônio Cultural da FAED/UDESC e com a Escola Trinta de Outubro situada no Município de Lebon Régis, SC . Por meio desse projeto articularemos a extensão com a pesquisa e o ensino de forma orgânica e dialógica.
(2022 - 2023) XIX Encontro Estadual de História ANPUH-SC: Usos do passado, ética e negacionismos
Descrição: Organização do XIX Encontro Estadual de História com recursos captados por meio do edital PAEP/CAPES.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Rogerio Rosa Rodrigues - Coordenador / Janice Gonçalves - Integrante / Luciana Rossatto - Integrante / Samira Peruchi Moretto - Integrante / Walderez Ramalho - Integrante / Fernando Sossai - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
(2024-2024) Humanidades Digitais
Descrição: O programa de extensão "Humanidades Digitais" visa integrar a História Pública e a História Digital através da criação de seis bibliotecas digitais temáticas e uma ação de extensão adicional, com o objetivo de preservar, organizar e disseminar conhecimentos históricos e culturais, engajando comunidades e democratizando o acesso à informação. As seis bibliotecas digitais temáticas são: "O Passado dos Esportes em Santa Catarina", que documentará e disponibilizará conteúdos históricos sobre o esporte; "Observatório das Temporalidades", que analisará representações e percepções do tempo em diversas culturas e épocas; "Desastres Socioambientais e Tempo Presente", destinada à documentação e análise de eventos extremos, gestão de crises e recuperação pós-desastres; "Observatório das Prisões de Santa Catarina", que registrará e disponibilizará dados sobre o sistema prisional; e "Estação Contestado", que reunirá e disponibilizará documentos e relatos sobre a Guerra do Contestado; Florianópolis: passado e presente, dedicada a discutir o tempo presente, a política e o espaço urbano da cidade. A sétima ação de extensão é o "Projeto e Implantação da Plataforma de Biblioteca Digital 'Humanidades Digitais', que centralizará a gestão e manutenção da plataforma tecnológica dos projetos, garantindo a preservação digital, a integridade e a acessibilidade dos conteúdos. O programa também promoverá a capacitação de profissionais e usuários em tecnologias digitais e métodos de preservação, e fomentará a colaboração entre a academia e a sociedade por meio de ações de extensão que envolvam comunidades na criação e disseminação de conteúdos históricos, democratizando o conhecimento.
Disponivel em: https://www.instagram.com/hdsc.humanidadesdigitais/
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.




