Prof. Dr. Diego de Medeiros Pereira
Doutor em Teatro (2015) pelo Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT-UDESC). Mestre em Teatro (2011) por esse programa. Licenciado em Artes Cênicas (2008), também pela UDESC, e Bacharel em Ciências Contábeis (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente no Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a partir de 2018, no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) e no Programa de Pós-graduação em Teatro PPGT). Foi Professor no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre 2016 e 2018, compondo o colegiado do curso de Licenciatura em Teatro dessa instituição. Líder do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (GETIs/CNPq) e do Laboratório de Criação (LACRI-CNPq). Coordenador do Programa de Extensão Teatro e Infâncias. Diretor e produtor da Trupe da Alegria - grupo teatral formado por profissionais da Educação Infantil de Florianópolis (SC). Pesquisa a formação de professores e o trabalho com a linguagem do teatro na Educação Infantil, com foco na abordagem do Drama. Ator, encenador e dançarino. Possui experiências nas áreas de Ensino do Teatro, Atuação, Expressão Corporal e Dança. Presta consultorias para formação de professores. Autor do Livro Teatro na Formação de Professores da Educação Infantil (2015).
Prof. Dr. Flavio Augusto Desgranges de Carvalho
Professor da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) desde 2015. Livre-docente em Artes Cênicas pela USP. Professor da Universidade de São Paulo entre 2000 e 2015. Pós-Doutorado em Artes Cênicas na UDESC (2014). Pós-Doutorado em Artes Cênicas na UFBA (2007). Realizou estágio investigativo no Departamento de Sociologia do Teatro da Universidade Livre de Bruxelas (1999/2000). Dirige a coleção "Teatro" e a coleção "Pedagogia do Teatro", ambas da Editora Hucitec. Coordenou entre 2010 e 2013 o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP (PPGAC-USP). Editor da Revista Sala Preta do PPGAC-USP entre 2010 e 2013,. Autor dos livros: "A Pedagogia do Espectador", "Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo", "A Inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral" e "Teatro e Vida Pública: o fomento e os coletivos teatrais de São Paulo (org.)" (indicado ao Prêmio CPT 2012). As citações das produções bibliográficas podem ser observadas em Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br/). Participou como convidado de recentes eventos internacionais: Traspasos Escénicos (Cuba, 2013 e 2014); Festival de Teatro de Cádiz (Espanha, 2013); Seminario Internacional de Formacion de Audiencias (Chile, 2011); Encuentro Internacional de Reflexion Pensamiento y Practica Teatral (Argentina, 2011), XIV Encuentro Regional de Teatro (Formosa, Argentina, 2014). Coordenador do iNerTE - Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral (www.eca.usp.br/inerte). Parecerista da FAPESP.
Profa. Dra. Heloise Baurich Vidor
Heloise Baurich Vidor é atriz e professora de Teatro. Possui graduação em Interpretação Teatral pela Universidade de São Paulo (1994), Mestrado em Educação e Cultura (2001) e Mestrado em Teatro (2008) pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Doutorado pela USP (2015). Atualmente é professora efetiva do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de Pedagogia do Teatro / Teatro e Educação e professora permanente do Mestrado Profissional em Artes (Profartes) e do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), da mesma universidade. Tem experiência na área de Interpretação e Direção Teatral. Sua pesquisa atual, intitulada Teatro, Leitura, Literatura e Educação: encontros com o texto associa o campo da leitura ao do teatro, propondo experimentações em torno de textos literários, leitura em performance e procedimentos lúdicos teatrais, com crianças, jovens e adultos, no contexto de ensino formal e informal. É autora dos livros Drama e Teatralidade: o ensino do teatro na escola (2010) e Leitura e Teatro: aproximação e apropriação do texto literário (2016).
Prof. Dr. Vicente Concílio
É ator, diretor e professor da área de Teatro-Educação do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, integrando também o Programa de Pós-graduação em Teatro da mesma instituição. É licenciado, mestre (2006) e doutor (2013) em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo . Sua pesquisa de mestrado refere-se a sua atuação como professor de teatro em contextos prisionais em São Paulo e foi publicado pela Editora Hucitec, na coleção Pedagogia do Teatro, sob o título Teatro e Prisão: dilemas da liberdade artística. Seu doutorado é uma pesquisa sobre a prática de encenação das peças didáticas de Bertolt Brecht, sob orientação de Ingrid Dormien Koudela. Foi artista-orientador do projeto Teatro Vocacional da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo e educador da Escola Lumiar. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro-educação, jogos teatrais, teatro em contextos escolares e formação de professores em arte. Desde 2011 é Coordenador da Área de Teatro do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid - Capes, da UDESC. Atualmente é também professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC e também do Mestrado Profissional em Artes - ProfArtes, da CAPES.
É artista multimídia e trabalha com performance e vídeo nas intersecções entre a dança e as artes visuais. Doutora em Artes e Filosofia pela Concordia University (Montreal/Canadá) atua entre a pesquisa e a criação, investigando processos pedagógicos e de composição. Suas principais áreas de interesse são artes performátivas em espaços não convencionais, processos colaborativos, práticas interdisciplinares e objetos coreográficos. É pesquisadora associada ao SenseLab (Instituto Hexagram/ Concordia University), onde atua como membro do conselho editorial do periódico Inflexions- a Journal of Research Creation. É professora de técnicas corporais e danças no Curso de Teatro da UDESC, Universidade Estadual de Santa Catarina e no programa de Pós graduação em Artes Cênicas. Diretora do Lab.Ei, Laboratório de Ensaios e Imprevistos , ajuntamento para a pesquisa-criação que une artistas, filósofos, professores que investigam as intersecções entre a dança site specific e a filosofia, através da produção de eventos híbridos e processos interdisciplinares, unindo teoria e ação e sistematizando processos de improvisação. No LabEi são pesquisadas condições para a improvisação, incluindo práticas e reflexões sobre pedagogias processuais, arte relacional e filosofia do organismo. Interessadas na partilha que não se vê (o intangível-sensível), dedica-se à criar e acolher o imprevisto, em composições ou em práticas de estudo onde Repartir, transduzir o comum, tornar possíveis ocasiões sitiadas a partir de coreografias que são condições permissivas para invocar sintonia de afetos é o centro dos seus estudos e experimentos criativos
Professora do Centro de Formação em Artes (CFA) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) - Campus Sosígenes Costa (CSC) - Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), na área de Artes Cênicas. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (mestrado profissional) - PPGER/UFSB e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Teatro - PPGT/UDESC. É co-coordenadora do 'GT Mulheres da Cena' da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Líder do Grupo de Pesquisa 'PEDAGOGIA DA PERFORMANCE: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo' UFSB/CNPq e vice-líder do Grupo de Pesquisa 'Protocolos de Convivialidade' UEM/CNPq. Doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), com estágio doutoral no programa de Doutoramento em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, concentração na área de Estudos Teatrais e Performativos. Licenciada em Artes Cênicas (CAC/ECA/USP). Habilitada em Cinema e vídeo no Baccalauréat interdisciplinaire en arts da Université du Québec à Chicoutimi (UQAC, Québec-Canadá). Foi Visiting Scholar em: 1) Latinx Theatre Project Class at the Program of Spanish & Portuguese Studies of the Department of Languages, Literatures & Cultures of College of Humanities & Fine Arts of University of Massachusetts Amherst - United States of America e 2) Contextual Painting course at the Academy of Fine Arts Vienna - Austria. Técnica em interpretação teatral pelo Teatro Escola Macunaíma. Bacharel em Ciências Contábeis e mestre em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, onde pesquisou métodos dramáticos no ensino da Contabilidade e o Teatro do Oprimido no programa de Orçamento Participativo de Santo André. Estudou Teatro do Oprimido com Augusto Boal e CTO-Rio, participando de diversos festivais nacionais e internacionais. Acompanhou o trabalho de grupos e curingas de TO no Brasil, Argentina, Turquia, Espanha, Inglaterra, Portugal, França, Chile, Bolívia e Canadá. É autora dos livros teóricos: 'LUZVESTI: iluminação cênica, corpomídia e desobediências de gênero', Devires (2018) e 'Pedagogia e Estética do Teatro do Oprimido: marcas da arte teatral na gestão pública', coleção Pedagogia do Teatro da Editora Hucitec (2015); e do livro de poesias 'De trans pra frente', Patuá (2017). Co-organizou, juntamente com Marcelo Denny, o livro 'Gênero expandido: performances e contrassexualidades', Editora Annablume (2018). Foi coordenadora de pesquisa-ação e artista-educadora de teatro do Piá - Programa de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Desenvolveu tese de doutorado sobre performatividade transgênera e recepção teatral, onde apontou a transição de gênero da área do masculino para o feminino: do Teatro para a Teatra. Temas de interesse: Iluminação Cênica; Teatro-Educação; Performance e Novas Tecnologias; Artes do Corpo em Cena; Produção Teatral; Recepção Teatral.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h