O Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) compreende dois cursos com níveis de formação hierarquizados, que são o de Mestrado e o de Doutorado, conduzindo, respectivamente, aos títulos de Mestre e Doutor em Teatro, diferenciados pela amplitude e profundidade dos estudos. O Curso de Mestrado é composto por 30 créditos distribuídos em Disciplinas (16 créditos), Atividades Programadas (06 créditos), Estágio Docência (02 créditos), Redação de Dissertação (06 créditos). O Curso de Doutorado é composto por 60 créditos distribuídos em Disciplinas (24 créditos), Atividades Programadas (24 créditos), Redação de Tese (12 créditos). O Curso de Mestrado foi implantado em março de 2002. O Curso de Doutorado foi implantado em março de 2009.
Área de Concentração: Teorias e Práticas do Teatro
Pensando as pesquisas prática e teórica como formas complementares de produção de conhecimento, a área reúne as figuras do teórico, do crítico, do hermeneuta, do pedagogo e do criador teatral no próprio pesquisador, que, a exemplo do artista/professor/pesquisador contemporâneo, trafega pelas várias ordens de operação teatral. Ao estimular a produção conjunta de conhecimento e prática do teatro, a proposta desfaz o esquema baseado na dissociação temporal das operações criativa e reflexiva. Ambas são exercitadas conjuntamente, questionam-se e se complementam, já que a prática vem sustentada pela reflexão teórica e a teoria é necessariamente uma práxis de teatro. Esta área de concentração abrange também pesquisas que enfocam a prática teatral enquanto experiência relevante na formação do indivíduo, e os processos voltados para o aprimoramento técnico e reflexivo do artista/professor de teatro. A partir dessa área de concentração abrangente, discriminam-se dois vetores diferenciais, que nomeiam as duas linhas de pesquisa derivadas desse tronco: (1) Linguagens Cênicas, Corpo e Subjetividade; e (2) Teatro, Sociedade e Criação Cênica.
Linhas de Pesquisa
Professores: Dr. André Luiz Antunes N. Carreira; Dr. Edélcio Mostaço; Dr. Flávio Augusto Desgranges de Carvalho; Dra. Heloise Baurich Vidor; Dra. Marcia Pompeo Nogueira; Dr. Stephan Arnulf Baumgärtel; Dra. Tereza Mara Franzoni e Dr. Vicente Concilio, Dra. Dodi Tavares Borges Leal
Linguagens Cênicas, Corpo e Subjetividade
Ementa: A linha reúne pesquisadores que investigam a teoria e a prática da produção cênica em seus diversos aspectos, com ênfase no trabalho criativo e na pedagogia do ator, as poéticas do corpo, do movimento e do teatro de animação. O âmbito das pesquisas inclui aspectos fundamentais do teatro contemporâneo e dos processos de montagem e atuação cênica. Como horizonte teórico, busca-se a articulação com diferentes abordagens, incluindo conceituações literárias, artísticas, filosóficas, estudos culturais e de gênero.
Professores: Dr. José Ronaldo Faleiro; Dra. Maria Brígida de Miranda; Dr. Milton de Andrade; Dra. Fátima Costa de Lima; Dr. Paulo César Balardim Borges; Dra. Bianca Scliar Cabral Mancini; Dra. Daiane Dordete Steckert Jacobs e Dra. Luciana Lyra
Ato de Autorização do Curso de Mestrado: Resolução Nº 025/2001 – CONSUNI.
Ato de Reconhecimento do Curso de Mestrado: Decreto Estadual Nº 3456/2005. Homologado pelo CNE (Portaria MEC 524, DOU 30/04/2008 – Parecer CES/CNE 33/2008, 29/04/2008). Renovação do Reconhecimento de Curso de Mestrado 2019
Ato de Autorização do Curso de Doutorado: Resolução Nº 037/2008 – CONSEPE
Homologado pelo CNE (Portaria MEC 590, DOU 19/06/2009 – Parecer CES/CNE 122/2009, 18/06/2009). Renovação do Reconhecimento de Curso de Doutorado 2019