CRÉDITOS EXIGIDOS
Os créditos em disciplinas compõem apenas uma parcela dos créditos exigidos para integralização curricular, no Mestrado e no Doutorado.
DOUTORADO
Disciplinas obrigatórias: 12 créditos
Disciplinas optativas: 16 créditos
Estágio de docência/ docência orientada: 4 créditos
Publicação de artigo *: 4 créditos
Pesquisa orientada para a tese: 12 créditos
Elaboração e defesa da tese: 12 créditos
TOTAL: 60 créditos
* O artigo deve ser publicado em revista indexada da área de Ciências
Humanas, com Qualis não inferior a B3.
Disciplinas obrigatórias no Doutorado:
Ementas e bibliografias das disciplinas obrigatórias aqui
Ementas e bibliografias das disciplinas optativas (comuns ao doutorado e ao mestrado) aqui
MESTRADO
Disciplinas obrigatórias: 8 créditos
Disciplinas optativas: 12 créditos
Estágio de docência/ docência orientada: 2 créditos
Dissertação: 10 créditos
TOTAL: 32 créditos
Disciplinas obrigatórias no Mestrado:
Ementas e bibliografias das disciplinas obrigatórias aqui
Ementas e bibliografias das disciplinas optativas (comuns ao doutorado e ao mestrado) aqui
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
MESTRADO
Teoria e metodologia da História
Ementa: Epistemologia da História. Historiografia: teoria e interpretação. Escritas contemporâneas da História. Os novos objetos e abordagens da História (documentos escritos, orais, audiovisuais, arquitetônicos, internet, etc.). O diálogo com outras disciplinas. Linguagens e poder na historiografia.
Seminário de pesquisa em História do Tempo Presente
Ementa: A História e suas operações: pesquisa, documentos, abordagens e instrumentos. Leituras e discussões acerca dos projetos de dissertação.
DOUTORADO
História do Tempo Presente: teoria e historiografia
Ementa: História do Tempo Presente e a tradição epistemológica a que se vincula. O retorno do político. A narrativa histórica como produtora de sentidos. O cotidiano. O lugar do testemunho. Linguagens como sistema de representação e como mediação entre sujeitos e objetos de conhecimento. Canais contemporâneos produtores de sociabilidades: literatura, gênero, família, movimentos populacionais, instituições, mídias, iconografia, acervos.
Seminário Avançado de Pesquisa em História do Tempo Presente I
Ementa: Discussão e reelaboração dos projetos de pesquisa individuais; Métodos e técnicas de pesquisa para a elaboração de uma tese de doutorado na área; Produção do estado da arte/revisão bibliográfica das propostas de pesquisa. O universo documental: arquivos e coleções. Oralidades: entrevistas e depoimentos.
Seminário Avançado de Pesquisa em História do Tempo Presente II
Ementa: Perspectivas metodológicas da pesquisa no campo da História do Tempo Presente; produções contemporâneas relacionadas ao campo da História do Tempo Presente: diálogos transdisciplinares. A escrita da Tese: redação e articulação da pesquisa com documentos em variados suportes: escritos, sonoros, orais, iconográficos, testemunhais, institucionais.
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Teoria e metodologia da História: culturas políticas e sociabilidades
Ementa: Operações historiográficas: culturas políticas, biopolítica, sociabilidades, narrativas e ensino de História. Relações entre História e memória em debate. História do Tempo Presente e o uso de testemunhos. Experiências sociais e o retorno do político.
Teoria e metodologia da História: linguagens e identificações
Ementa: Operações historiográficas: patrimonialização, memória, identificações, territorialidades. Produção histórica em diferentes linguagens e suportes. História do Tempo Presente, mídias e narrativas. Representações sociais, práticas e subjetividades.
Teoria e metodologia da História: políticas de memória e narrativas históricas
Ementa: Políticas de memória, ética e demandas do presente. Produção social de memórias e usos do passado. Memórias: conflitos, disputas e traumas. Narrativas históricas e práticas historiográficas no tempo presente.
História oral, memória e tempo presente
Ementa: História Oral. Narrativa histórica. História oral e identidades. História oral e memória. Tempo presente e lugares de memória; esquecimento; ressentimento e enquadramento da memória. O presente como tempo histórico e a história oral. Pesquisa histórica: fontes, metodologias, temas, problemas e possibilidades.
História e relações de gênero
Ementa: A História das mulheres. Feminismos e contemporaneidade. O gênero como categoria de análise e interpretação para os estudos históricos. A construção das diferenças de gênero no âmbito dos discursos. O gênero nas pesquisas históricas contemporâneas.
História e movimentos sociais
Ementa: Historiografia e movimentos sociais; Diferentes leituras sobre os "velhos" e "novos" movimentos sociais. Percursos e redefinições políticas e culturais dos movimentos sociais no Brasil contemporâneo. Tensões entre o masculino e o feminino; devir militante e relações de gênero.
Ensino de história, historiografia e cultura política
Ementa: Historiografia e ensino de História. O Ensino de História como objeto de pesquisa: fontes, metodologias e abordagens; Ensino de História e memória; Didática da História; Educação histórica; Consciência histórica; Cultura histórica e Culturas políticas.
História, memória e patrimônio cultural
Ementa: Recorrência e vitalidade do tema da memória na contemporaneidade. Regimes de historicidade e historiografia: em torno do “presentismo”. Patrimônio cultural como forma de narrativa e como representação da História. Bens patrimoniais como semióforos. Tempo presente: o patrimônio cultural atravessado por tradições, traumas, linguagens e identidades.
Multiculturalismo, quotidiano e história
Ementa: Historiografia e quotidiano. Estudos Culturais: Diversidade e cultura. Os novos movimentos sociais e a redefinição do lugar da política e das noções de "raça", "identidade", "etnia", "tradição" e "nação". O multiculturalismo e as políticas de reconhecimento.
Migrações contemporâneas: mediações, traduções e trânsitos entre o global e o local
Ementa: Os "novos" e os "velhos" migrantes. Teorias das migrações contemporâneas. História e migrações e/imigrações internacionais. Lugares e fronteiras. Identidades e relações interétnicas. Fluxos trasnacionais e as articulações entre o local e o global.
Democracia e autoritarismo nas Américas
Ementa: Estudar a América Latina: as escalas nacional, regional e internacional. Ruptura com a democracia: excepcionalidade ou elemento da cultura política regional? O fenômeno da violência política: autoritarismo e sociedade. Conservadorismo e aparatos repressivos. Os “velhos” e “novos” movimentos sociais. Transição para a democracia: direitos humanos, justiça e memória.
Memória, História e instituições de isolamento
Ementa: Isolamento, tratamento e punição: doentes, loucos, pobres, abandonados, criminosos e desviantes: a configuração de práticas discursivas e não discursivas de institucionalização social. Instituições e exclusão social: a constituição de campos de saber/poder através de diferentes discursos. Prontuários e processos-crime: diagnósticos, tratamentos, sentenças e histórias de vida. As fontes: dificuldades de acesso e dilemas éticos. Lugares de memória e processos de patrimonialização de instituições de isolamento.
Cidades: narrativas, fluxos e sentidos no contemporâneo
Ementa: Lugares e territorialidades nas cidades contemporâneas. Fluxos e deslocamentos citadinos. Cidades e suas polifonias. Etnização e migração nas cidades contemporâneas.
História e culturas urbanas
Ementa: Cultura urbana e historiografia. O urbano e suas representações: literatos, médicos, engenheiros e urbanistas. Apropriação cultural e disputa política no espaço urbano. Cidades e experiências contemporâneas no Brasil: as novas culturas políticas.
História e família
Ementa: Família na historiografia brasileira: interpretações clássicas e contemporâneas. A implementação e crítica à norma familiar burguesa no século XX. Famílias dos grupos populares urbanos: redes sociais. Famílias no mundo rural: rupturas e permanências. Outras configurações de família e o paradigma da individualidade. Políticas sociais para a família no Brasil no tempo presente.
História e relações políticas no Brasil contemporâneo
Ementa: História do Tempo Presente, emergência do campo Político e interpretações do Brasil. Política e participação popular: entre conflitos, conciliações e violências. Culturas políticas, urbanização e mobilidade social. Concentração de poder, Estado e estrutura partidária. Ditaduras e democracias: informação, direitos, arranjos políticos e instituições. Sociabilidades contemporâneas, movimentos sociais, mobilizações e cotidiano.
Cultura histórica, memória e narrativas
Ementa: Cultura histórica, memória, narrativas, tempo histórico, passado prático, usos do passado, didatização de conhecimentos históricos, formação histórica.
Memórias, narrativas e (auto)biografias no tempo presente
Ementa: (Auto)Arquivamento, escritas e invenções de si. Os arquivos pessoais na esfera pública e privada. Objetos biográficos e estratégias de consagração de personagens.
História Pública, narrativas históricas e vetores de memória
Ementa: História Pública, memória, história e usos do passado. Memória, corpo, arte e performance. Gestualidade e oralidade nas narrativas históricas contemporâneas. Narrativas históricas em diferentes linguagens.
Pensamentos e narrativas pós-coloniais e decoloniais
Ementa: Histórias, culturas e narrativas outras. A constituição do campo dos estudos pós-coloniais e decoloniais. O fato colonial, a diáspora, as identidades e o entre-lugar. Pensamento liminar e diferença colonial. Epistemologias do Sul. Diálogos de saberes. A colonialidade do saber, poder, ser e gênero. O giro-decolonial e a decolonialidade de saberes. Interculturalidade. Interseccionalidade.
Direitos Humanos e História
Ementa: História e Direitos: um campo de estudos. A emergência e consolidação do sistema de direitos e o Liberalismo. O conceito de Direitos Humanos e suas alterações. Os sistemas nacional e internacional de proteção aos Direitos Humanos. Críticas aos Direitos Humanos.
História global: entre deslizamentos, identidades e representações
Ementa: É possível uma história global? Deslizamento, identificação e representação como temática de reflexão e como problemática histórica: identificações e práticas criadoras de identidade; representações sociais como leituras e traduções do contemporâneo. Produções intelectuais e estéticas sobre modernidades, representações e identidades culturais. Estudos de caso na contemporaneidade dos diferentes continentes.
Infâncias e juventudes: história e historiografia
Ementa: História das Infâncias e Juventudes: abordagens historiográficas. Fontes documentais e as perspectivas metodológicas. Discursos da pedagogia, do mundo jurídico, da medicina, da psicologia e das mídias. As políticas sociais para infâncias e juventudes no Brasil. Infâncias e juventudes no tempo presente: questões e debates.
Imprensa e tempo presente
Ementa: História do tempo presente e história imediata. História por meio da imprensa. Esfera pública, liberdade de expressão, monopólios de mídia, poder e tecnologias. Mobilização política no pós-II Guerra Mundial e ditaduras na América Latina: o caso brasileiro. Imprensa e democratização: Direitos Humanos, informação e políticas públicas. Geração, gênero, etnia e classe na imprensa. Imprensa alternativa e monopólios de comunicação: disputas e participação social. Internet, redes virtuais, movimentos sociais, guerras culturais, informação e contrainformação digital.
History of Brazil
Ementa: From Portuguese America to Brazil: independence and slave society. Formation of the National State and projects of a Republic: agreements and compromises of the elites. Popular rural and urban mobilizations. Bourgeois society, urbanization and social control. Modernists and modernities: tensions and mismatches. Dilemmas of national-statism: authoritarianism and mass politics. Democratic experiences: development and social inequality. Dictatorship and State violence. Watched Democratization: New Republic, social movements and citizenship. Brazil, present time: images, social networks and projects in dispute.
Música, memória e história do tempo presente
Ementa: As aproximações entre história e música, a sonoridade como possibilidade de reflexão e pesquisa. A canção como enunciado: manifestação de oralidade e discurso. Povos originários e tradicionais, canção e cultura popular. A etnomusicologia no século XXI e a perspectiva decolonial. O fonograma como documento histórico. A busca pela atualização dos suportes em música. O uso das plataformas digitais, a prática do colecionismo e o acervo de mídias sonoras.
História, narrativa e imagens
Ementa: Construção do conhecimento histórico e dimensão visual. A diversidade de expressão em imagens como referência à problematização na história. O estatuto da imagem a partir de distintos suportes: artes plásticas, fotografia, televisão e cinema. Usos das imagens e contexto histórico. Publicidade, imprensa e mercadoria. Audiovisual como construção narrativa. Aparência e consumo nas relações sociais e políticas. Acervos institucionais de imagens fixas e em movimento. Redes sociais, internet e pesquisa do audiovisual.
História do Tempo Presente: temas emergentes
Ementa: História do tempo presente e impasses da contemporaneidade. O papel social do historiador. Os diversos estratos do passado contidos nos temas de debate público.