Nos últimos anos, o ensino superior tem acompanhado mudanças no perfil dos estudantes e nas dinâmicas de aprendizagem, com alunos mais inquietos e menos receptivos a métodos expositivos tradicionais. Diante disso, este projeto propõe a aplicação de metodologias ativas no ensino de Física 1 para Engenharia Civil, visando uma aprendizagem mais dinâmica e alinhada às demandas atuais. Para isso, serão utilizados os equipamentos do Laboratório de Física do Ceavi, permitindo que os alunos realizem atividades práticas antes de cursarem Física Experimental, que possui um nível de complexidade mais avançado.
Promover uma aprendizagem ativa e contextualizada por meio da realização de experimentos práticos de Física Geral I, adaptados ao curso de Engenharia Civil, priorizando atividades acessíveis, sem exigência de análises estatísticas complexas, e estabelecendo conexões com experimentos históricos para fortalecer a compreensão dos princípios físicos e sua aplicação na formação dos estudantes.
Coordenação: Eduardo Müller dos Santos
Os resultados alcançados serão divulgados aqui.
Registros visuais de experimentos realizados, destacando a Lei de Hooke, o pêndulo simples e o movimento de queda livre. O material reflete o compromisso da UDESC Alto Vale com a inovação pedagógica e a aprendizagem ativa.
Lei de Hooke – Foto 1
Montagem experimental com mola e pesos calibrados.
Lei de Hooke – Foto 2
Observação da deformação proporcional à força.
Lei de Hooke – Foto 3
Comparação entre estado inicial e elongado da mola.
Vídeo – Lei de Hooke
Demonstração da força elástica em laboratório.
Vídeo – Pêndulo Simples
Análise do período de oscilação de um pêndulo.
Vídeo – Queda Livre
Experimento sobre aceleração gravitacional.
Serão inseridos aqui links para relatórios, cartilhas, apresentações e demais documentos relacionados ao projeto.
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