Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/08/2017-10h30

Sessão solene na segunda homenageará Udesc Ibirama pelos dez anos de criação

Unidade de ensino já formou mais de 400 acadêmicos de graduação e de pós-graduação - Foto: Jonas Pôrto
Os dez anos de fundação do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), serão homenageados em sessão solene da Câmara Municipal de Ibirama na próxima segunda-feira, 14, a partir das 19h30.

O evento terá as presenças do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, do vice-reitor, Leandro Zvirtes, do prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, e do diretor-geral da Udesc Ibirama, Carlos Alberto Barth, além de alunos, servidores, autoridades locais e líderes comunitários.

Durante a sessão solene, três professores serão homenageados com placas: o primeiro diretor-geral da Udesc Ibirama, Dario Nolli; o primeiro diretor de Administração, Ailton Barbosa; e o primeiro diretor de Ensino, Rogério Simões. 

Atualmente, a Udesc Ibirama conta com 650 alunos, 65 professores (36 efetivos e 29 substitutos) e  22 técnicos. Em dez anos, a unidade já formou cerca de 350 acadêmicos de graduação em Ciências Contábeis, Engenharia Sanitária, Engenharia de Software e Sistemas de Informação e de 65 alunos de pós-graduação nas especializações em Controladoria e Finanças e em Engenharia de Software. 

O centro também já desenvolveu em torno de 170 projetos de extensão, beneficiando 145 mil pessoas e mais de cem ações pontuais com a comunidade do Alto Vale de Itajaí, e executou 33 projetos de pesquisa.

Desde 2015, a universidade vem investindo R$ 6 milhões, obtidos por meio de emenda parlamentar, na construção do novo prédio da unidade, no Bairro Bela Vista, que terá 4,4 mil metros quadrados em dois pavimentos e subsolo, com 26 salas de aula, 13 laboratórios, biblioteca e quatro salas para os departamentos e a secretaria acadêmica.

História da unidade

A Udesc Ibirama iniciou suas atividades de forma permanente em 1º de janeiro de 2007, com a nomeação do diretor-geral, Dario Nolli, do diretor de Ensino, Rogério Simões, e do diretor de Administração, Ailton Barbosa.

Um ano antes, a Udesc tinha firmado convênio com a Fundação Educacional Hansa Hammonia (FEHH) e com a Prefeitura de Ibirama para estabelecer e viabilizar a transferência dos cursos de graduação da instituição para a universidade: Bacharelado em Sistemas de Informação, Bacharelado em Ciências Contábeis, Pedagogia (séries iniciais do ensino fundamental), Psicologia e Administração.

Desses cursos, a universidade manteve os bacharelados em Sistemas de Informação e em Ciências Contábeis. A partir de 2011, começou a ser oferecido o curso de Engenharia Sanitária e, três anos depois, o curso de Sistemas de Informação foi substituído pelo de Engenharia de Software.

Centro inovador

Segundo o professor Rogério Simões, a Udesc Ibirama foi criada para ser um centro inovador e de referência no seu fazer acadêmico, reconhecido pela qualidade e pela excelência das suas ações e dos seus serviços e compromissado pela sua vocação parceira com o desenvolvimento do Vale do Itajaí.

Com base nesse foco, a direção e a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Ibirama, hoje ADR, definiram que seu campo de estudo, sua pesquisa e o desenvolvimento das suas atividades estariam voltados às áreas dos recursos hídricos e sanitários, com impactos na agroindústria e nas empresas têxteis e de madeira.

O objetivo foi desenvolver cursos de graduação que cumprissem dois princípios fundamentais: o da excelência acadêmica e o de atendimento às necessidades locais, garantindo o crescimento da universidade como instituição de ensino, pesquisa e extensão e sua inserção no processo de desenvolvimento sustentável da região.

Vínculo com sociedade

Segundo o diretor-geral, Carlos Alberto Barth, desde a implantação da Udesc Ibirama, "temos buscado estabelecer forte vínculo com a comunidade e o poder público, como as prefeituras e a agência de Desenvolvimento Regional. Temos também estreitado laços, não somente com a extensão universitária, mas também por meio da participação em diversos conselhos vinculados aos municípios da região".

Ele ressalta também que essa participação permitiu que a Udesc Ibirama atuasse na discussão de temas importantes para a região do Alto Vale do Itajaí, como a educação, o saneamento, o meio ambiente e o desenvolvimento econômico.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h